A Face do Poder Midiático e sua Influência no Processo Formativo de Opinião Pública
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023
Autores
Sena, Ana Karlany Silva
Diallo, Mamadou Alpha
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar a influência da mídia enquanto estrutura de poder, no processo formativo da opinião pública, verificando por meio de uma amostra acidental o comportamento de usuários de mídias sociais, para assuntos de interesse público. Observando aspectos relacionados a influência da mídia na construção de ideias e posicionamentos, a desigualdade de gênero presente nesses espaços e os principais assuntos debatidos pelo público. O estudo alcançou o universo de 109 pessoas que responderam à pesquisa no Facebook no ano de 2018. Os achados dessa pesquisa demonstram o quanto a mídia exerce poder e influência no processo formativo de opiniões, assim como também reforçam um padrão sexista quando incluísse a mulher nesse universo.
Descrição
Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas.
Palavras-chave
poder; mídia; pesquisa; opinião