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dc.contributor.advisorAguero, Pedro José Granados
dc.contributor.authorLima, Marciana Kotz de
dc.contributor.authorOrlik, Yuri
dc.date.accessioned2017-02-10T12:21:26Z
dc.date.available2017-02-10T12:21:26Z
dc.date.issued2012-06-05
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/751
dc.descriptionAnais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Ciências Biológicas. Dia 05/06/12 - 14h00 às 18h00, Unila-Centro - Sala 14 - 3o Pisopt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade no ensino tem sido recomendada nas mais recentes reformas educacionais. Numa tentativa de motivar esse diálogo, propomos a exploração de poemas referentes à Ciência, de forma inter - ligada, visando discutir o possível papel potencializador do texto literário na aprendizagem dos conteúdos científicos e vice-versa. Esta pesquisa pretende ser uma pequena contribuição para a integração entre dife - rentes disciplinas, em especial Física, Matemática e Literatura, demonstrando que a interdisciplinaridade pode auxiliar na construção do conhecimento, dando condição necessária para melhorar a qualidade do ensino, mediante a superação da fragmentação do conhecimento, e levar à formação global do homem. Entre os grandes poetas da América Latina, dos quais seus poemas possam ser utilizados em sala de aula, escolhemos Pablo Neruda (1904-73), este que foi um poeta, diplomata e líder comunista chileno, e seus poemas tratam de diversos temas, entre eles, o amor, a natureza e a exploração de indígenas. Vale frisar que tudo muda e se transforma, e a escola necessariamente inserida neste contexto, não pode fugir dessa responsabilidade, que é a de acompanhar a evolução deste novo tempo. E os poemas podem nos auxiliar como pontos de partida para discussões, tais como: Como funciona a Ciência? Quais as suas similarida - des ou diferenças com a arte? Quais os impactos do pensamento científico na cultura humana? Como os usos e abusos da Ciência e da tecnologia ameaçam a humanidade? Quais as limitações da Ciência como percebidas pelos poetas? Trabalhar poemas em aulas de Ciências Naturais, como Física, e de Matemática, faz com que o aluno desperte para um mundo sem os tabus e pré-conceitos de que ciência é somente para gênios ou que a poesia nada tem a ver com a ciência. Este método de ensino-aprendizagem possibilita a aproximação do ambiente escolar ao cotidiano do aluno. Toda e qualquer forma diferenciada de se abor - dar um assunto em sala de aula afeta diretamente o rendimento dos alunos, seja de maneira positiva ou não. E os poemas devem ser inseridos, neste meio, como impulsores nos trabalhos escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPablo Nerudapt_BR
dc.subjectLiteratura
dc.titleA utilização de poemas nas aulas de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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