Consumo de Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis entre Crianças Maiores de Dois Anos e Adolescentes de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Souza, Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este estudo ecológico de série temporal utilizou registros dos relatórios públicos consolidados dos marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, com o objetivo de analisar a frequência de consumo de alimentos/grupos de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável entre crianças, adolescentes e gestantes adolescentes do Estado de São Paulo, no período de 2019 a 2022. Foi realizada análise descritiva das frequências de consumo e calculada a variação percentual. Houve expressiva e crescente redução do consumo de feijão e frutas frescas e aumento do consumo de hambúrguer e/ou embutidos, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados, e biscoito recheado, doces ou guloseimas. Entre os alimentos ultraprocessados, foram observadas maiores frequências de consumo de bebidas adoçadas, biscoito recheado, doces ou guloseimas. Ainda, quase metade das crianças e adolescentes referiu ter consumido macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados no dia anterior à avaliação. O monitoramento do consumo alimentar é essencial para a identificação e prevenção precoce de agravos nutricionais e planejamento de políticas públicas.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde.

Palavras-chave

consumo alimentar, criança, adolescente, alimentos saudáveis, alimentos ultraprocessados, vigilância alimentar e nutricional

Citação