Alocação de Custos em Sistemas de Distribuição utilizando Preços Nodais considerando a Incerteza no Crescimento da Demanda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Guarizi, Rodrigo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O problema da precificação do serviço de redes de distribuição é alvo de constante investigação desde o surgimento dos primeiros mercados de energia elétrica no mundo. A remuneração adequada das empresas que prestam tal serviço é assunto de interesse de distribuidoras e órgãos reguladores. Nesse contexto, o surgimento dos Recursos Energéticos Distribuídos trouxe diversos desafios às concessionárias, como por exemplo, a recuperação dos custos com vistas à sustentabilidade econômica das empresas. Este trabalho propõe um método estocástico para identificar e quantificar receitas não desejadas por uma distribuidora considerando as incertezas no crescimento da demanda e da geração. As incertezas são modeladas por meio do Movimento Geométrico Browniano, para a taxa de crescimento da demanda, e pela distribuição de probabilidade triangular, para a taxa de crescimento da geração, obtendo-se, assim, uma taxa de crescimento da demanda líquida. Essa última é utilizada como parâmetro de entrada em um método determinístico de alocação de custos via Preços Nodais para cargas e geradores. Então, a partir dos Preços Nodais, é determinada a receita de uma distribuidora. A Simulação de Monte Carlo é empregada para se obter de um conjunto de receitas. Observou-se que em determinadas situações de carregamento do sistema e de tarifa fixada por uma distribuidora, é possível a recuperação dos custos fixos da empresa. Entretanto, há a possibilidade de cenários em que a arrecadação de receita não seja compatível com os investimentos futuros a serem realizados na rede. O modelo proposto pode ser utilizado para auxiliar agências reguladoras a examinar uma possível alteração na estrutura tarifária. Além disso, pode auxiliar uma distribuidora para melhor gestão dos seus ativos. Para a obtenção dos resultados foram utilizando os sistemas IEEE 13 e 123 nós.

Descrição

Tese apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, como requisito para a obtenção do Título de Doutor em Ciências, Programa de Engenharia Elétrica. Área de Concentração: Sistemas Elétricos de Potência. Orientador: Prof. Dr. João Bosco Augusto London Junior.

Palavras-chave

Alocação de custos; preços nodais; tarifa de uso do sistema de distribuição; custo incremental de longo prazo; MW-milha

Citação