Da Transgressão à Etnografia: Experiências Itinerantes no Território das Infâncias

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Data

2023

Autores

Hirle, Ediane

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Resumo

Este relato etnográfico é fruto das experiências de campo realizadas inicialmente com algumas crianças do Loteamento Universitário das Américas 2 e posteriormente do bairro Cidade Nova, situados na região norte da cidade fronteiriça Foz do Iguaçu, Brasil. Meu objetivo é percorrer alguns possíveis caminhos ao descrever como se dá a concepção dos olhares sobre as crianças e às infância desde o pensamento ocidental, em seguida apresento a noção de infância dentro do acorde Afroperspectivista. Ao traçar um recorrido pelos Estudos das Infâncias considero alguns desafios éticos metodológicos bem como as desobediências epistêmicas que perpassam a escrita do fazer antropológico com crianças. Busco descrever as experiências itinerantes no território - potencialmente transgressoras - indicando como elas ajudam a pensar os termos em que a infância é pensada e como as crianças dessa região de fronteira vivenciam suas trajetórias. Por fim relato como foi articulada a construção de um espaço público nomeado Arapy, onde se deram confluências de saberes na comunidade, ao redefinir os sentidos físicos, subjetivos e políticos do espaço a partir da escuta das crianças.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.

Palavras-chave

crianças, confluências de saberes, racismo, território

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