Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCiacchi, Andrea
dc.contributor.authorCruz, Andréia da
dc.contributor.authorSilva, Anilton Oliveira da
dc.contributor.authorPrado, Berenice Schelbauer do
dc.contributor.authorMuniz, Cláudia Maria Serino Lacerda
dc.contributor.authorFerreira, Emmanuelle Christianes
dc.contributor.authorMarques, Erwin Becker
dc.contributor.authorMontezol, Guilherme Otávio
dc.contributor.authorLima Júnior, Jayme Benvenuto
dc.contributor.authorLöwenberg Neto, Peter
dc.contributor.authorTonatto, Regiane Cristina
dc.contributor.authorLucas, Yulla Gonçalves Ruas
dc.date.accessioned2017-02-09T19:07:08Z
dc.date.available2017-02-09T19:07:08Z
dc.date.issued2013-07
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/735
dc.descriptionAnais do II Encontro de Iniciação Científica da Unila. Unila-PTI, Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, 03 e 04 de julho de 2013pt_BR
dc.description.abstractO Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unila (Probic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do II Encontro de Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnaispt_BR
dc.subjectII Encontro de Iniciação Científicapt_BR
dc.subjectResultados em debatept_BR
dc.titleAnais do 2º Encontro de Iniciação Científica da Unila "Resultados em debate"pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples