Itens para a visualização no momento 1-20 of 1431

  • Discutindo relações de gênero 

    Kuchnir, Jonatas Michel; Scavinski, Yane (2014-10)
    Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais das intervenções do PIBID português/francês. A temática engloba as discussões de gênero na escola, orientados pelos documentos oficias (Diretrizes curriculares ...
  • Discutindo o uso da tecnologia na formação docente 

    Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
    As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade atual, entretanto, as mesmas se encontram pouco entrosadas com o dia-a-dia das salas de aula. Conscientes dessa situação, ...
  • Discutindo acidentes domésticos com teatro de fantoches 

    Oliveira, João Arthur dos Santos de; Costa, Mayra Caroline Vilasboas da; Nagashima, Lucila Akiko; Tostes, Telma Vaz (2014-10)
    O objetivo deste trabalho é de relatar a contribuição do teatro de fantoches para favorecer a apropriação do conhecimento científico relativo aos acidentes domésticos durante as aulas de ciências naturais no ensino ...
  • Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção 

    Castilho, Diana Caroline Ferreira; Paiva, Paulo Roberto; Laperuta, Márcio Henrique; Saladini, Ana Claudia (2014-10)
    Esse relato de experiência foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma intervenção realizada com ...
  • Discussão sobre a liberdade na perspectiva da filosofia de Sartre no ensino médio 

    Koop, Stefane Katrini; Santos, Elisa Gabriela (2014-10)
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a teoria do filósofo francês do século XX, Jean- Paul Sartre, conhecido como representante do existencialismo. Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos ...
  • Discrimição étnico racial: um desafio educacional sócio contemporâneo 

    Silva, Ana Paula Soares Marioto da; Mariano, Daniela Paula da Silva; Gaspari, Marcia Aparecida de Mello; Araújo, Roberta Negrão de (2014-10)
    O objeto do presente artigo é mostrar a realidade racista existente na sociedade e refletida no âmbito escolar. Diante de tal contexto, fez-se necessário propor um projeto de intervenção, almejando superar tal preconceito. ...
  • Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio 

    Santos, Sara R. dos; Heerdt, Bettina; Silva, Maryelen A. (2014-10)
    O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente ...
  • Diagnóstico inicial: cultura afro-brasileira e preconceito 

    Souza, Camila Pereira de; Melo, Heitor Messias; Lourenço, Larissa da Silva (2014-10)
    O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol/Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, tem como objetivo trabalhar com ...
  • Diagnóstico inicial sobre leitura nos anos finais do ensino fundamental 

    Salvi, Ana Flavia (2014-10)
    O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol/Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, coordenado pelas Professoras ...
  • Diagnóstico da realidade e mapeamento de pré-requisitos potencializando a aprendizagem de frações 

    Silva, Eduardo Quadros da; Oliveira, Lucieli Fonseca Alves de; Parizoto, Adriely Rossi; Rocha, Silvio Rafael de Abreu da (2014-10)
    Este trabalho é o relato de uma experiência no colégio Estadual Luiza Ross em turmas de 6o ano do ensino fundamental. A partir do diagnóstico feito com os bolsistas de iniciação à docência verificou-se que alguns estudantes ...
  • Dia nacional da matemática: o Pibid em ação promovendo a matemática nas escolas 

    Chvaitchuk, Indiamara Marli; Oliveira, Asmine Duarte de; Franczak, Bernadete Holubovski; Fillos, Leoni Malinoski (2014-10)
    Este trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Matemática e divulgar esta ciência ...
  • Dia da matemática e o Pibid no La Salle 

    Santos, Felix Penna dos; Cavali, Lauren Isabely; Berns, Mauricio; Voitena, Renata (2014-10)
    Com o presente trabalho busca-se divulgar a iniciativa de trabalho organizada pelo PIBID Matemática UTFPR-PB, referente à comemoração do Dia Nacional da Matemática nas escolas parceiras, bem como incentivar a prática da ...
  • Desenvolvimento do PIBID Ciências Biológicas UNESPAR/Campus Paranavaí 

    Garcia, Sueli Mendes; Nagashima, Lucila Akiko; Pires, Marilene M. Y.; Zanatta, Shalimar C. (2014-10)
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de intervenção realizada pelo PIBID subárea de Ciências Biológicas realizado de fevereiro a setembro de 2014 na UNESPAR/Campus Paranavaí. Participam deste estudo, ...
  • Desenvolvimento de uma situação de estudo para trabalhar o conceito de sublimação 

    Giuli, Camila Marques de; Moreira, Patricia de Lima Ferreira; Guarnieri, Patrícia Vecchio; Souza, Miriam Cristina Covre de (2014-10)
    Este trabalho descreve uma das atividades desenvolvida pelo grupo Pibid do curso de Química da Universidade Estadual de Londrina. O PIBID/Química/UEL tem como proposta o desenvolvimento de Situações de Estudo (SE) ...
  • Descobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamental 

    Diaz, Dayane Sandri; Pereira, Ana Cláudia Spitzer; Costa, Jeremias Ferreira da; Camargo, Sérgio (2014-10)
    Este trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos 6o anos do Ensino Integral tendo como base a ...
  • Desafios enfrentados pela escola no debate sobre a diversidade sexual e na desconstrução do preconceito 

    Radis, Lenora Bezerra; Moreira, Amanda Thais Figueiredo (2014-10)
    A escola é uma instituição que possibilita o crescimento intelectual, profissional e humano, onde o professor deve transpor os conhecimentos científicos, relacionando-os com o cotidiano dos alunos afim de que desenvolvam ...
  • Desafios do planejamento da iniciação à docência: relatos e reflexões 

    Maldaner, Amanda Scapini; Lima, Eloiva Fátima Ferreira de; Klüber, Tiago Emanuel (2014-10)
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, é uma proposta relativamente consolidada para a formação de professores em nosso país. E, como ocorre com qualquer proposta, é de se esperar que ela ...
  • Decifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamental 

    Desselmann, Andrielli; Pontes, Janaína; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
    O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados ...
  • De zero a três brincar é a vez 

    Simeoni, Maria Cristina; Marcelino, Vanessa de Oliveira; Moraes, Regina Augusta de Lima; Silva, Sandra Cristina da (2014-10)
    O presente artigo teve como objetivo principal discutir o brinquedo como elemento de mediação didática e fundamental para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e a ...
  • Cursinho Pré-ENEM - revisão e preparação para ENEM e Vestibulares 2014 

    Novaes, Crislaine do Carmo; Ferreira, Jean Michel; Giordani, Jordana; Pavão, Leandro (2014-10)
    Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da realização de um cursinho preparatório para vestibulares e principalmente para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), envolvendo alunos do Ensino Médio do Colégio ...