Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 30
O assistente social como mediador cultural em escolas públicas dos bairros de Guamá e Terra firme
(2013-11-07)
A intervenção do Assistente Social nas atividades de arte e cultura nas instituições de ensino
fundamental e médio nos bairros do Guamá e da Terra Firme. Estudos anteriores constatam que estes
não são apenas espaços de ...
Hábitos e cultura: um nova interpretação do radio para a educação de jovens no ensino
(2013-11-07)
O processo de implantação de novas tecnologias, normalmente passa por transformações distintas, que
podem demorar, para serem assimiladas pela sociedade. O rádio não foi diferente dos outros inventos
tecnológicos da ...
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
(2013-07-03)
O presente trabalho, ainda em andamento, se insere no projeto de pesquisa ”Bases para
repensar la integraci ́on latinoamericana desde l ́os planteos y l ̃as pr ́acticas epistˆemico-pol ́ ıticas
del Movimiento Ind ́ ıgena ...
Educação, território e direitos humanos: habitação rual e o ensino de arquitetura e urbanismo brasileiro
(2016-10)
A habitação rural, o campo e o meio rural são secundários no mundo onde o espaço urbano
opera. Técnicas construtivas, conhecimentos empíricos, materiais naturais (não processados),
arquitetura vernacular ou qualquer outro ...
Produção e validação de tecnologia educativa
(Unila, 2014-10)
As ações educativas em saúde requerem planejamento, organização e sistematização. Nem
sempre o processo educativo conta com materiais adequados para sua efetivação. Objetiva-se expor, a
partir de referencial bibliográfico, ...
Possibilidades de aprendizagem e encantos na educação do campo: vivências da 13o Jornada de Agroecologia
(Unila, 2014-10)
O presente texto objetiva relatar a vivência dos integrantes do Grupo de Pesquisa e Estudos
em Educação Infantil (GEEI), juntamente com os estudantes do curso de Pedagogia para Educadores
do Campo da Universidade Estadual ...
O RPG como alternativa lúdica para o ensino da filosofia
(Unila, 2014-10)
Este relato discute o trabalho científico-pedagógico ora em desenvolvimento com alunos do
1o ano do ensino médio do Colégio Visconde de Guarapuava. Refere-se à possibilidade de, neste
grau,ensinar filosofia de forma ...
O teatro musical como ferramenta do ensino de arte na escola
(Unila, 2014-10)
Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida dentro do projeto
PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da arte na escola na forma
interdisciplinar. Buscando unir as ...
O PIBID e a diversidade de crenças, raças e etnias na escola, uma análise discursiva
(Unila, 2014-10)
A escola pública como uma instituição de ensino recebe uma grande quantidade de público
com diferentes realidades e com diferentes valores, considerando essa realidade é necessário promover
uma igualdade de valores dentro ...
O ensino de química abordando as controvérsias do método científico
(Unila, 2014-10)
O objetivo deste trabalho é apresentar como as concepções acerca do método
científico no ensino básico influenciam no aprendizado de química por estudantes da
educação básica. Para isso, foi elaborada uma unidade didática ...