Itens para a visualização no momento 1-17 of 17

    • Apoio e dinamização da educação escolar no colégio estadual Monteiro Lobato 

      Tavares, Leandra Santolin; Trentin, Eldiamir Salete; Gnoatto, Mariana Caroline; Vismara, Lilian de Souza (2014-10)
      Este trabalho tem por finalidade apresentar algumas ações do projeto “Apoio e Dinamização da Educação Escolar no Colégio Estadual Monteiro Lobato”, Dois Vizinhos, PR, que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, ...
    • Aprendendo a matemática jogando 

      Santos, Bruna Assumpção dos; Pontes, Fernanda de Oliveira; Portela, Mariliza (2014-10)
      Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, ...
    • Benefícios dos jogos no ensino de química 

      Homeniuk, Amanda Luiza Lima; Santos, Andre Luis Neves dos; Dias, Robsson Pereira; Cardoso, Lígia Mara (2014-10)
      Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos. São importantes para o desenvolvimento das crianças, seja físico ou intelectual. Por meio destes, as crianças formam conceitos para a vida. Dessa forma, jogos e brincadeiras ...
    • “Commedia Dell’arte e... música?”: proposta interdisciplinar voltada para o ensino da arte 

      Santos, Maressa Barbosa dos; Araujo, Nayara Tamires C. de (Unila, 2014-10)
      O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração de uma das ações do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, que será realizada no Colégio de Aplicação Pedagógica – (CAP) da ...
    • Construindo conceitos matemáticos através de jogos 

      Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      Existem muitas alternativas para se trabalhar conceitos matemáticos sem recorrer aos métodos expositivos tradicionais, tendo isso em vista o grupo UEPG/PIBID- Matemática buscou estudar matemática de forma instigante e ...
    • As dificuldades em matemática no ensino médio e o uso de jogos matemáticos 

      Araújo, Camila Duarte de; Isidoro, Glaucia Franciele Ruiz; Motta, Marcelo de Souza (2014-10)
      Este trabalho relata a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar dois 1o anos do Ensino Médio em um Colégio ...
    • A docência na escola a partir de jogos na matemática 

      Kaseker, Raquel Coutinho; Milliante, Alfredo Rodrigues; Delazari, Monalisa Carollyne; Santos, Vanusa Pacheco Dos (2014-10)
      A presente pesquisa é o resultado de projeto de iniciação à docência iniciado em 2014, que oportunizou refletir sobre a docência e jogos na matemática. Conta com a participação de aproximadamente 300 alunos. Foram propostos ...
    • Educação superior utilizando praticas educacionais efetivas de ensino e aprendizagem - proposta do uso de jogos para valoração do conhecimento em sala de aula 

      Araújo, Danieli Barbosa; Pereira, Roberta (Unila, 2014-10)
      A educação superior é à base de formação para uma profissão. Dentro da academia, toda base e preparação são ofertadas para que o futuro profissional desempenhe da melhor forma a profissão que escolheu, entrando na posição ...
    • Ensino de geografia através da utilização de experimentos: trabalhando o tema de erosão no ensino fundamental II 

      Silva, Mariana Pereira da; Miyoshi, Angélica Lika; Campos, Ricardo Aparecido (Unila, 2014-10)
      Tendo como objetivo ampliar o debate e a pesquisa sobre Geografia Física no Ensino Fundamental II, utilizando diferentes recursos didáticos que mediam o processo de ensino- aprendizagem em diversos níveis. Aplicando ...
    • Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas 

      Chaves, Bruna Paula Pereira Gomes; Macedo, Amanda de Fátima Mello; Ciani, Andréia Büttner; Antunes, Francieli Agostinetto (Unila, 2014-10)
      Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ...
    • Gincana matemática 

      Crul, Giovanni Antonio Cereta; Baier, Luana Cristina; Baglioli, Arlete do Rocio; Medina, Simone da Silva Soria (Unila, 2014-10)
      O PIBID/UFPR - Matemática - subprojeto 2011, vem desenvolvendo e implementando, desde 2012, gincanas matemáticas em escolas estaduais, com o objetivo de revisar com os alunos os conteúdos trabalhados nas séries que os ...
    • A gincana no processo de ensino-aprendizagem da matemática para o ensino médio 

      Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Kokoten, Talita Tamiris (2014-10)
      Este trabalho fundamentou a aplicação de uma atividade pedagógica, baseada em uma gincana matemática no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt. A gincana destinou-se a alunos do ensino médio e foi aplicado em conjunto com ...
    • A importância de jogos na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental 

      Fagundes, Elizabeth Macedo; Oliveira, Angela Terezinha; Rosa, Bruna Marina de Oliveira; Kramer, Glaucia Ribas (2014-10)
      O presente artigo aborda a utilização dos jogos no ensino de Matemática, sendo considerado como um importante recurso pedagógico em virtude de possibilitar uma interação maior entre o educando e o conteúdo, por meio da ...
    • Iniciação a docência: um relato de experiência nas aulas de educação física sobre o jogo popular com elástico 

      Laperuta, Érika Nishiiye; Adass, Samira El (Unila, 2014-10)
      Construir uma relação entre os conhecimentos científicos e os saberes escolares proporciona ao acadêmico uma apropriação da realidade, para isso se faz necessário à permanência em contexto real, a escola. Essa participação ...
    • Jogos em sala de aula: relato de uma experiência com potenciação 

      Belinelli, Eduardo Oliveira; Antunes, Tiago Ponciano; Dalto, Jader Otavio (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem por objetivo relatar experiências com uso de Jogos de Matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A proposta foi realizada em uma escola pública no município de ...
    • Jogos no ensino da matemática: um general e suas probabilidades 

      Aguilar, Ana Carolina; Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Góes, Rosemara da Conceição (Unila, 2014-10)
      Este trabalho objetiva explicitar uma atividade desenvolvida no 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelas PIBIDIANAS Ana Carolina e Rosemara, com supervisão ...
    • A Utilização do Lúdico no Ensino de Química Orgânica: Uma Prática Envolvendo Jogos 

      Augusto, Aline; Santos, Matheus L. B. dos; Hussein, Fabiana R. G. e S. (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)
      Um dos desafios dos professores de Química do terceiro ano do Ensino Médio está em tornar o estudo das funções orgânicas mais atrativo e interessante aos alunos. Uma das dificuldades encontradas é a de quebrar o caráter ...