Itens para a visualização no momento 2925-2944 of 3162

    • Takker de Danzas folclóricas argentinas 

      Veronica, Carbonne; Ramón, Miranda Gustavo (Proex/Unila, 2017)
      El sigueinte proyecto de Taller de Danza folclóricas se llevo a cabo en las instalaciones de la Facultad de Ciecnias Forestales de Eldorado, Misiones, siendo su principal objetivo el de reforzar la identidad nacional, ...
    • O Talian em Cascavel-PR 

      Ribeiro, Alessandra Regina (2014-11)
      Dada relevância da história dos imigrantes italianos para a região Oeste do Paraná, este artigo tem como contexto privilegiado o município de Cascavel. A referida cidade tem sua história marcada por descendentes de ...
    • TANDEM en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas Latino-Americanas 

      Sales, Ruan Leonardo de Azevedo; Tirloni, Larissa Paula (SIEPE, 2019)
      O projeto ​ Tandem en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas latino-americanas proporciona à comunidade acadêmica da UNILA e da tríplice fronteira um suplemento às classes tradicionais de línguas para o ...
    • O Tandem português-espanhol como ferramenta de aperfeiçoamento linguistico e integração sociocultural dos alunos do CELIN - UFPR 

      Ruano, Bruna Pupatto; Diniz, Gabriela Loires (2013-11-07)
      Tandem é um método de aprendizado autônomo e colaborativo de língua estrangeira. Trata­se de um tipo de comunicação autêntica com um falante nativo que serve de modelo ao parceiro, apoiando­o na prática da aquisição da ...
    • Tangos do exílio: uma análise da trajetória do Grupo Musical Caldo de Cana 

      Santos, Patrícia Freitas dos (NUPEMPLA, 2018)
      Este trabalho busca apresentar um panorama histórico acerca da fundação e do processo de trabalho do grupo musical Caldo de Cana, formado por Augusto Boal. Exilados em Buenos Aires na década de 1970, os componentes do grupo ...
    • Taxonomia de algas filamentosas de riachos no Parque Nacional do Iguaçu 

      Auricchio, Marina Ramos; Peres, Cleto Kaveski (2016-10)
      Muitos estudos ecológicos e taxonômicos de algas filamentosas (macroalgas) de riachos têm sido executados em várias partes do mundo, ampliando o conhecimento sobre o assunto. No Brasil, pesquisas focadas na taxonomia de ...
    • Taxonomia de macroalgas de riachos no Parque Nacional do Iguaçu – segunda fase 

      Auricchio, Marina Ramos; Peres, Cleto Kaveski (Unila, 2017-09-04)
      Muitos estudos ecológicos e taxonômicos de macroalgas de ambientes lóticos têm sido executados em várias partes do mundo, ampliando o conhecimento sobre o assunto (Sheath & Cole, 1992; Vis et al., 1994; Vis et al., 2003; ...
    • O Teatro como Agente transformador de saúde em um Distrito Sanitário de Foz do Iguaçu 

      Carvalho, Renata; Gomes, Ludmila Mourão Xavier (2018-10)
      A promoção da saúde mental é um tema pertinente e que vem recebendo destaque recentemente, seja no sistema de saúde, seja nas mídias sociais. Sua promoção por meio de ações educativas se demonstra um desafio em contrapartida ...
    • O teatro de Nereide Santiago 

      Andrade, Ligia Karina Martins de (2013-11-07)
      Este trabalho pretende analisar a transcriação cultural e a intermidialidade presentes na peça teatral inédita Recriação dos Mitos Tikuna de Nereide Santiago, apresentada na cidade de Manaus, no período compreendido entre ...
    • Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente 

      Oliveira, Ulisses Fernando da Cruz; Sacamoto, Angela; Moraes, Gabriel Eduardo Bittencourt; Gotardo, Lucas Vinicius Rocha (Unila, 2014-10)
      Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
    • O teatro musical como ferramenta do ensino de arte na escola 

      Oliveira, Renan Ghiraldi de; Delfino, Lucas de Oliveira; Veber, Andréia (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida dentro do projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da arte na escola na forma interdisciplinar. Buscando unir as ...
    • Teatro Musical: uma experiência com graduandos em música e estudantes de extensão em música da EMBAP/UNESPAR 

      Froehner, Consuelo; Andrade, Margaret Amaral de; Gutjahr, Simone (Proex/Unila, 2017)
      Esse artigo tem o objetivo principal de apresentar brevemente a experiência da montagem de teatros musicais com alunos dos cursos de extensão em música, em cooperação com graduandos da instituição – trabalho esse realizado ...
    • O teatro na escola do campo 

      Antunes, Jonai Girardi; Lawandwski, Ricardo Junior; Silva, Janaine Da; Maziero, Luiz Carlos (Unila, 2014-10)
      Este artigo foi construído a partir de uma prática de sala de aula, onde os pibidianos, professores e alunos tiveram cumplicidade na participação. Escolheu-se três obras literárias e a partir delas organizou-se o teatro.Este ...
    • Tecnociencia "camino al interés científico" 

      ARIAS ORTIZ, Francisco Javier; SOUSA GÓES, Márcio (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Una de las misiones de las instituciones públicas y gratuitas de calidad instaladas en una ciudad es la búsqueda de fomentar prácticas, saberes y crear vínculos con la comunidad a su alrededor. En ese sentido el proyecto ...
    • A Tecnociência: como caminho para o interesse científico 

      Velasco, Eric; D'Ecclesiis, Jazmin; Góes, Márcio Sousa (SIEPE, 2019)
      Este projeto visa sobretudo a transferência de conhecimento gerado na universidade federal para a sociedade, fortalecendo a relação intrínseca entre as instituições de ensino superior e a comunidade no campo amplo da ...
    • Tecnologia bancária e trabalho no Brasil do século XXI 

      Dulci, Luiza Borges (2015-05)
      A tecnologia é variável fundamental para a compreensão da história das instituições bancárias. A rotina de trabalho nos bancos foi profundamente alterada com a introdução das operações digitais. Restritas às agências e ...
    • As tecnologias da informação e da comunicação, o ensino da matemática e o Pibid/Mat/Foz: entrelaços possíveis 

      Furlan, Wanderson Thiago Pires; Jaqueira, Magnum Manoel; Dias, Wellington Talles; Lübeck, Marcos (2014-10)
      Neste trabalho apresentaremos algumas passagens por nós trilhadas, como integrantes da frente de ação do PIBID/MAT/FOZ que estuda as tecnologias da informação e da comunicação para o ensino da Matemática. Considerando ...
    • As tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologica 

      Silveira, Leandro Matheus Ratske da; Alves, Fabiano Silva; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (2014-10)
      O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à ...
    • Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem 

      Merlin, José Reinaldo; Yoshitake, Alex Kazumi; Anastácio, Paulo Roberto; Pagno, Rodrigo Tomaz (Unila, 2014-10)
      Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las ...
    • Tecnologias na aprendizagem da perífrase estar+ gerúndio através de um curta metragem em espanhol 

      Chvaitchuk, Neli; Ribeiro, Débora Letícia; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem objetiva relatar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia didática ocorreu por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensinar o uso da perífrase ...