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dc.contributor.advisorPereira, Diana Araújo
dc.contributor.advisorMoassab, Andréia
dc.contributor.authorOliveira, Bruno Elias Gomes de
dc.date.accessioned2017-02-07T17:45:54Z
dc.date.available2017-02-07T17:45:54Z
dc.date.issued2016-11-01
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruno Elias Gomes de. Variante sin contenido: territórios, especulação estética e visualidades declinais na América Latina. 2016. 107 p. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos - PPG IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/722
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientadora: Profa. Dra. Diana Araújo Pereira. Co-orientadora: Profa. Dra. Andréia Moassabpt_BR
dc.description.abstractEsta investigação busca reconhecer a origem de paradigmas da visualidade moderno/coloniais na América Latina e identificar suas reverberações em experiências artísticas contemporâneas. Neste sentido, visa rastrear processos de inclusão subordinada de visualidades latino-americanas no cânone artístico, bem como o condicionamento dessas práticas a categorias eurocentradas de entendimento da arte. Tomando como disparador a seção de arte da América Latina da exposição Global Conceptualism: Points of Origin 1950s-1980s, este texto aponta elementos por meio dos quais se articulam construções hegemônicas do território que influenciam na (re)produção social e estética de estruturas modernas/coloniais de sentido e existência, e em especial, do ver.pt_BR
dc.description.abstractThis research work tracks the processes of subordinated inclusion of Latin American visualities in the artistic canon, as well as the conditioning of these practices to colonial/modern categories of the understanding of art. Based in the Latin American section of the exhibition Global Conceptualism: Points of Origin 1950s-1980s, these investigation results point out elements through which hegemonic constructions of the territory defines and influences the (re)production of modern/colonial structures, particularly the field of visual culture.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectColonialidade do verpt_BR
dc.subjectConceitualismopt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.titleVariante sin contenido: territórios, especulação estética e visualidades decoloniais na América Latinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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