Influência da Variação das Propriedades Térmicas do Sistema de Cobertura nas Condições de Conforto Térmico de um Ambiente Multifuncional de uma Habitação em Foz do Iguaçu-PR

Resumo

O crescimento econômico e o consumo de recursos naturais de forma descontrolada, atrelados à falta de planejamento das cidades e à falta de aplicação de tecnologias sustentáveis podem gerar cenários desfavoráveis para as futuras gerações. Grande parte das residências no Brasil ainda é projetada desconsiderando as características do clima local, gerando desconforto térmico e elevado consumo de energia elétrica para climatização artificial dos ambientes ao longo do ciclo de vida da construção. Somando-se a essas questões, o cenário de pandemia restringiu o acesso à vários locais e as atividades diárias passaram a ser realizadas em casa, reforçando a importância de projetar residências com melhores condições de conforto térmico. Nesse contexto estão as coberturas, que devido às trocas térmicas com o ambiente externo, influenciam diretamente na temperatura interna da edificação. Diante disso, foi avaliada, por meio de simulações computacionais, a influência da variação das propriedades térmicas de diferentes tipos de cobertura, aplicados a um ambiente multifuncional, considerando o clima de Foz do Iguaçu. A metodologia para obter o desempenho térmico associado a cada cobertura compreendeu a caracterização climática de Foz do Iguaçu, PR, a determinação da célula modelo a ser utilizada nas simulações computacionais, a caracterização das propriedades dos materiais das coberturas e das vedações verticais e horizontais do modelo, a identificação do perfil de uso e ocupação, o processamento das simulações computacionais, considerando a variação dos tipos de cobertura, e, a análise dos resultados das simulações, tendo como base regulamentos e normas técnicas vigentes. Como resultado, todos os modelos com laje, laje e gesso ou laje e PVC, bem como todos os modelos simulados com telha termoacústica, atingiram o desempenho mínimo requerido pela NBR 15575-1. Nas simulações com telha cerâmica ou de fibrocimento, sem forro, nenhum dos modelos atingiu o desempenho mínimo. Além disso, os modelos com janela orientada ao norte, com telha cerâmica ou de fibrocimento, na cor branco neve, combinadas com laje ou laje e gesso, atingiram os melhores desempenhos térmicos, sendo, portanto, mais recomendados para Foz do Iguaçu-PR.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Helenice Maria Sacht.

Palavras-chave

Citação