Avaliação dos Possíveis Efeitos Tóxicos de Kombuchas em Caenorhabditis elegans

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Challco Mercado, Gabriela Milena

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Na atualidade, as pessoas buscam, ser mais conscientes sobre o cuidado com a própria saúde, procurando alternativas acessíveis para o bem-estar. Tendo em vista que a kombucha pode nos oferecer propriedades benéficas para a saúde e tem uma preparação simples e rápida, ela se torna uma alternativa desejada para cumprir esse propósito. Não obstante, ainda não se tem muitos estudos que comprovem as propriedades e os possíveis efeitos tóxicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os possíveis efeitos tóxicos de kombuchas fermentadas em diferentes tempos (7, 14 e 30 dias) preparadas com chá verde e preto (5g/L) no organismo modelo Caenorhabditis elegans. Para a realização deste trabalho se utilizou C. elegans N2 (cepa selvagem) sincronizados no estágio larval L1, o tratamento foi realizado em placas de petri adicionando 1mL de Kombucha e chás. A exposição foi durante todo o desenvolvimento larval, se realizou ensaios de sobrevivência, desenvolvimento larval, parâmetros comportamentais (bombeamento faríngeo e locomoção) e o desenvolvimento reprodutivo. Os resultados foram analisados por ANOVA de uma via, com post-test Tukey, considerando como diferença significativa p<0.05. Após os tratamentos, não foi observada nenhuma variação significativa para os ensaios de sobrevivência e parâmetros comportamentais. Porém, no ensaio de desenvolvimento larval houve um atraso no desenvolvimento após tratamento com chá verde, e no ensaio de desenvolvimento reprodutivo se observou uma quantidade maior de ovos no útero, após tratamento com kombuchas de 7 e 14 dias de fermentação. Além de uma diminuição de número de ovos no útero de ovos após tratamento com a kombucha de chá verde com 30 dias de fermentação.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Biotecnologia. Orientadora: Profa. Dra. Leticia Priscilla Arantes.

Palavras-chave

Tempo de fermentação; Kombucha ; C. elegans ; Tóxicidade da kombucha

Citação

CHALLCO MERCADO, Gabriela Milena. Avaliação dos possíveis efeitos tóxicos de Kombuchas em Caenorhabditis elegans. 2022. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.