Arquimanite: Centro de Acolhimento para Imigrantes e Refugiados em Foz do Iguaçu

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Achelus, Endel E. Christian

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No cenário atual, da crise humanitária global de refúgio, a criação de um centro de acolhimento para os refugiados e imigrantes em condição de vulnerabilidade social, se apresenta como uma necessidade urgente. Dessa forma, esse Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre o estudo da população de Imigrantes e refugiados haitianos e de outras nacionalidades, que vem sofrendo com o deslocamento forçado no âmbito mundial. Para tanto, esse trabalho propõe soluções de adequação arquitetónica de edificações abandonadas e sem uso, em regiões fronteiriças para esse objetivo de acolhimento. As soluções apresentadas foram elaboradas após a revisão de dados bibliográficos sobre a questão da imigração forçada no mundo, sobre os impactos decorrentes do processo de desterritorialização e reterritorialização dessas famílias, e inspirou- se em projetos inclusivos e humanitários. Como exercício de projeto, foi escolhida a região central da cidade de Foz do Iguaçu localizada em uma Fronteira Trinacional (BR-AR-PY), que se caracteriza atualmente como um polo de atração de imigrantes.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Palavras-chave

Imigração; centro de acolhimento; imigrantes haitianos; Foz do Iguaçu.

Citação

ACHELUS, Endel E Christian. ARQUIMANITE: Centro de Acolhimento para Imigrantes e Refugiados em foz do Iguaçu. 2022. 182 p. Trabalho de conclusão de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.