A Inserção Internacional da Amazônia Oriental através dos Corredores de Exportação: Análise sobre a Estrada de Ferro de Carajás

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022

Autores

Felix da Silva, Rebecca Allarayna

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A Amazônia, a partir do início do século XX, tem passado por um longo processo de inserção dentro do cenário internacional. Com o incentivo governamental, o desenvolvimento desse território tem crescido consideravelmente durante todos esses anos, entre as causas desse avanço pode-se citar o aumento da exportação de matéria-prima. A Amazônia oriental tem um local de destaque nesse âmbito devido ao fato de que, no que se refere à mineração, foi a parte mais valorizada. Essa valorização se tornou possível a partir da exportação através dos corredores de exportação presentes no oriente amazônico, responsáveis pela manutenção dos superávits na balança comercial brasileira no fim do século passado. O seguinte trabalho analisa um corredor de exportação primordial na exportação mineral devido ao seu contexto histórico, econômico e social: a Estrada de Ferro Carajás, que suporta o maior trem de cargas em operação no mundo, sendo responsável por grande parte da exportação de minério brasileira. Partindo de diferentes leituras também foram apresentados a relevância da Estrada de Ferro de Carajás para a economia nacional, e os impactos sociais e ambientais desse empreendimento.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.

Palavras-chave

Amazônia; Amazônia Oriental; Corredores de exportação; Mineração; Estrada de Ferro Carajás

Citação