Análise das Políticas Públicas Socioassistenciais Voltadas ao Atendimento da População em Situação de Rua no Município de Foz do Iguaçu-PR, no Período de 2019 a 2021

Resumo

A pobreza no Brasil sempre existiu. Alguns fatos ocorreram desde o Brasil Império até os dias de hoje, fazendo com que a pobreza tivesse um grande aumento, e estes, vão desde ao término da escravidão até a concentração de renda, conforme dados da Oxfan (Organização não governamental) publicados pela revista Carta Capital em 2017. A grande desigualdade social causada pelo acúmulo de riqueza, fez com que além da pobreza, surgisse uma outra classe social que são os moradores em condição de rua, que em 2017, pelo Censo do IBGE já contava com 101.854 moradores de rua. São pessoas que por motivos diversos, foram parar nas ruas, e sobrevivem vendendo produtos nos sinaleiros, nos cruzamentos de rua, ou cuidando de carros. Estas pessoas necessitam do auxílio dos governos, federal, estadual e municipal para melhorarem sua condição de vida e ter um pouco de dignidade. O governo para atender a reinvindicação desta parcela da população, através do Ministério do Desenvolvimento Social, criou o sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e, do Centro Pop. Diante disto, surge a oportunidade de realizar um estudo com o objetivo de elaborar uma pesquisa junto ao Centro Pop de Foz do Iguaçu (Pr) buscando verificar se as políticas públicas socioassistenciais de Foz do Iguaçu (Pr) no período de 2019 a 2021, voltadas para os moradores de rua, têm sido efetivas. Para a realização da pesquisa foi utilizado a metodologia da pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Os resultados que foi obtido pela pesquisa revela que as políticas socioassistenciais no município de Foz do Iguaçu (Pr) geridas pelo Centro Pop, são efetivas e eficazes no que tange o atendimento à população de rua do município, mas que necessitam de maiores investimentos, novos projetos e treinamentos continuo da equipe, e capacitação da mão de obra dos moradores de rua, além da mobilização da sociedade como um todo, na busca de soluções para o problema dos moradores de rua do município de Foz do Iguaçu.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Centro POP; Políticas Públicas Socioassistenciais; Lei Orçamentária de Assistência Social; População em Situação de Rua.

Citação