O sangue do outro como instrumento na invenção da identidade nacional: Estado-nação, massacres indígenas e Plano Colômbia sob a ótica decolonial nos territórios da região do Cauca colombiano no século XX

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-12-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Delineia as estruturas de poder do Estado e das políticas internacionais relacionadas à zona latinoamericana, especificamente na zona colombiana, em relação à violência dos massacres direcionados aos povos indígenas, especificamente da região do Cauca. A identificação dos massacres e deslocamentos forçados requer uma compreensão basilar das estruturas consolidadas da conquista-colonização, bem como no caso colombiano, o surgimento do paramilitarismo e o combate ao narcotráfico. Objetiva analisar os processos históricos da violência colombiana no século XX, atendo-se aos massacres e deslocamentos forçados na região de Cauca, Colômbia, caracterizar tais processos, sob a visão eurocêntrica da modernidad- colonialidad, identificar os discursos de construção dos Estados-nacionais e forjamento das identidades nacionais sob a perspectiva indígena, descrever os dispositivos de controle e colonialidade do Estado-nacional observados e contribuir para o desenvolvimento de uma coletivização das memórias, como forma de resistência aos processos de repressão estatais e paraestatais. Trata-se de abordagem qualitativa, sob a perspectiva etnográfica, instrumentalizada por pesquisa documental, observações e entrevistas, sob a perspectiva dos agentes da organização indígena Consejo Regional Indígena el Cauca (CRIC). Constatou-se, por meio das narrativas e em consonância de evidências, que a diligência principal do CRIC é, nos dias atuais, a implementação das diretrizes aprovadas na Constituição colombiana de 1991 e, consequentemente, obter do Estado o respeito legal aos territórios e as decisões autônomas dos indígenas nos mesmos. Concomitantemente, emergem a tentativa de apagamento/desconstrução da história dos povos, a imposição da mimetização eurocentrada da história e a colonialidade dos poderes, demonstrando que os dispositivos de poder não foram, não são e nunca serão democráticos.
Delinea las estructuras de poder del Estado y de las políticas internacionales relacionadas a la zona latinoamericana, especialmente en la zona colombiana, con relación a la violencia de las masacres direccionadas a los pueblos indígenas, específicamente de la región del Cauca. La identificación de las estructuras consolidadas de conquista-colonización, así como en el caso colombiano, el surgimiento del paramilitarismo y la lucha contra el narcotráfico. El objetivo es analizar los procesos históricos de la violencia colombiana al largo del siglo XX, como las masacres y los desplazamientos forzados en la región del Cauca, Colombia, caracterizar tales procesos, sobe la visión eurocéntrica de la modernidad-colonialidad, identidades nacionales sob la perspectiva indígena, describir los dispositivos de control y colonialidad del Estado-nación observados y contribuir al desarrollo de una colectivización de las memorias, como una posibilidad de resistencia a los procesos de represión estatales y paraestatales. Se trata de una abordaje cualitativa, sobe la perspectiva de los agentes de la organización indígena Consejo Regional Indígena el Cauca (CRIC). Se constató, por medio de las narrativas y en línea de evidencia, que la diligencia principal del CRIC es, en los días actuales, la implementación de las directrices aprobadas en la Constitución colombiana de 1991 y, consecuentemente, obtener del Estado el respeto legal a los territorios y las decisiones autónomas de los indígenas en los mismos. De forma concomitante, surge el intento de borradura/deconstrucción de la historia de los pueblos, la imposición de la mimetización eurocentrada de la historia y la colonialidad de los poderes, lo que demuestra que los dispositivos del poder no fueron, ni son y jamás serán democráticos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em História – América Latina. Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma Meneses.

Palavras-chave

Colonialidade, Identidade Nacional, Plano Colômbia, Povos Indígenas

Citação

GALVÃO, Cauê Almeida. O sangue do outro como invenção da identidade nacional: Estado-nação, massacres indígenas e Plano Colômbia sob ótica decolonial nos territórios da região do Cauca colombiano no século XX. 2016. 80p. Trabalho de Conclusão de Curso (História-América Latina) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2016.