Fundo Documental Ladeísse Silveira: da Constituição de Arquivos Particulares à Transformação em Acervos Públicos em Redenção (CE)

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Silva, Ester Araújo Lima da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente dissertação objetiva analisar o processo de constituição, transformação e desafios diante do tratamento, organização e preservação do Fundo Documental Ladeísse Silveira, salvaguardado no âmbito do Núcleo de Documental Cultural - Ladeísse Silveira (NUDOC) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no município de Redenção, estado do Ceará. Ladeísse Silveira nasceu em 1941 na zona rural de Redenção, na localidade de Serrinha Bela, distrito de Guassí. Entre os anos de 1960 e 1965, mudou-se para a área urbana do município onde consolidou sua carreira enquanto professora, pesquisadora e servidora pública municipal, dedicando grande parte de sua vida a investigar a história local de Redenção, reunindo assim diferentes arquétipos documentais que reforçam o pioneirismo da abolição da escravatura ocorrido em 01 de janeiro de 1883. Com seu falecimento em 2015, iniciou-se a construção de uma rede institucional com o intuito de negociar a doação de seus arquivos pessoais para a Unilab, possibilitando sua transformação em um arquivo público de pesquisa documental, pleito este ocorrido em meados de 2016. Sua coleção possui uma tipologia documental que vai desde a composição de documentos públicos a documentos particulares. Frente a esse cenário, analisamos as etapas do pleito de doação e montagem do arquivo, dando sentido à constituição de um fundo documental público no âmbito universitário.

Descrição

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em História.

Palavras-chave

Fundo Documental, Arquivo, Unilab, Redenção, Ceará

Citação

SILVA, Ester Araújo Lima da. Fundo Documental Ladeísse Silveira: da constituição de arquivos particulares à transformação em acervos públicos em Redenção (CE). 2022. 139 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Programa de Pós-Graduação em História, Foz do Iguaçu, 2022.