Um Estudo a partir do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Núcleo Criança de Valor na Comunidade do Jardim América – Foz do Iguaçu – PR

Resumo

Este estudo se constitui como Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social, elaborado na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), e objetiva compreender e problematizar como se organiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - Núcleo Criança de Valor (NCV), na comunidade do Jardim América de Foz do Iguaçu – PR. Para contemplar o objetivo proposto para esta pesquisa, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Conhecer o contexto histórico de construção da Política de Assistência Social no Brasil; b) Identificar o que as normativas legais da Política de Assistência Social estabelecem para o funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; c) Compreender como se estabelece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Núcleo Criança de Valor na Comunidade do Jardim América em Foz do Iguaçu – Pr. frente às normativas da Política de Assistência Social. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada a pesquisa documental, sendo esta pesquisa de caráter social, configurando-se pela abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se deu a partir de observação participante da pesquisadora, finalizando com as reflexões sobre o SCFV executado pelo NCV e sua organização mediante as normativas organizacionais do serviço no âmbito da assistência social. O estudo revelou que o NCV, como uma instituição do terceiro setor, se firma e se expande neste contexto de diminuição das responsabilidades sociais por parte do poder público, evidenciando um vácuo nas políticas sociais, que são sucateadas, acompanhadas de precarização das condições de trabalho de quem atua nessas instituições, bem como a diminuição de postos de trabalho com direitos previdenciários garantidos e a estabilidade de emprego via concurso público. A pesquisa trouxe ainda reflexões sobre a necessidade da instituição de angariar fundos para a manutenção e permanência do projeto, sendo esse um desafio. As informações coletadas evidenciaram que o NCV é visto pelas famílias como um lugar que contribui para melhoria de suas vidas e que há uma ausência dos pais, pois raras vezes foi notada a participação dos mesmos em eventos que ocorreram na instituição. Nesses momentos percebeu-se que se contava com a presença apenas de mulheres. O estudo realizado também permitiu verificar que o SCFV/NCV atua no sentido de atender as prerrogativas que são estabelecidas para o seu funcionamento em articulação entre as diferentes políticas.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Palavras-chave

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Assistência Social. Proteção Social Básica. Normativas Legais.

Citação