Infâncias, Adolescências e Direitos Humanos: uma Análise de Narrativas, Imagens e Experiências em Documentários Latino-Americanos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Hugen, Juniétty Mônica

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente análise reflete sobre a construção de narrativas e experiências de infâncias a partir dos documentários latino-americanos Mbya Mirim (2013), En mi Tribuna (2009) e Niños rosados y Niñas azules (2016). Os curtas-metragens apresentam infâncias indígenas no Brasil, infâncias e adolescências em situação de rua no Equador, e infâncias e adolescências trans no Chile, nos colocando também diante de temas relacionados aos direitos humanos e à proteção das crianças e dos adolescentes em suas diferentes realidades e contextos. Percorremos, assim, três caminhos que se entrecruzam para compreender, conhecer e pensar como se expressam narrativamente essas histórias e experiências de infâncias. Ademais, faz parte inerente do estudo refletir sobre garantias e violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes e, acima de tudo, sobre a dignidade da vida humana.

Descrição

Artigo apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial para a formação na Especialização em Direitos Humanos na América Latina. Orientador: Prof. Dr. Emerson Pereti.

Palavras-chave

infâncias; experiências; narrativas; direitos das crianças e dos adolescentes; América Latina

Citação