Entre Peões e Barrageiros: Origens e Trajetórias dos Trabalhadores na Construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (1975-1987)

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Mendes, Inaiara Lôbo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu (BR) e Hernandarias (PY), gerou diversos impactos na região em que está inserida, e consequentemente há múltiplas discussões e estudos sobre o tema. Destes, os que versam sobre os trabalhadores apresentam evidências de uma diversidade étnica na origem dos trabalhadores, indicações sobre o processo migratório e sobre estratégias de repressão e controle no ambiente de trabalho. Aqui, objetiva-se apresentar também dimensões da vida dos trabalhadores contratados pelos consórcios brasileiros responsáveis pela construção da Usina (1975-1987). A discussão sobre os peões e os denominados “barrageiros” será desenvolvida a partir de “Pedidos de Busca” (documentos produzidos com certa frequência no aparato de controle e repressão em que a Itaipu estava inserida junto à ditadura militar vigente) e de entrevistas com antigos trabalhadores da obra e seus familiares. Com base nessas fontes, procuramos investigar e discutir questões relacionadas às regiões de origem, processo migratório, diversidade de funções, bem como questões relativas ao cotidiano, dentro e fora do canteiro de obras, e à sociabilidade entre os trabalhadores.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História - América Latina.

Palavras-chave

trabalhadores, história social, itaipu, ditadura

Citação