Os Alimentos Ofertados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Município de Foz do Iguaçu, no Período de 2016-2022: Desafios e Perspectivas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Cunha, José Arthur Rodrigues Gomes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) visa à transferência de recursos financeiros destinados a compra de alimentos com objetivo de suprir parcialmente as necessidades alimentares de estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Favorece a aquisição de alimentos produzidos por Agricultores Familiares, facilita a articulação entre agricultores e o governo e fornece alimentos seguros e adequados promovendo hábitos saudáveis. O presente estudo teve como objetivo identificar a variedade e classificar por nível de processamento de acordo com a NOVA classificação do Guia Alimentar para a população brasileira, os alimentos ofertados pelo PNAE Municipal de Foz do Iguaçu, no período de 2016 a 2022; bem como analisar a participação dos agricultores familiares na oferta de produtos. A metodologia consiste em um estudo descritivo e exploratório, realizado a partir de pesquisa bibliográfica utilizando artigos, documentos governamentais obtidos no Portal da transparência e a aplicação de 02(duas) entrevistas sendo uma gestora pública Nutricionista da Secretaria de Educação do Município e um gerente financeiro de uma cooperativa local. Alguns dos resultados obtidos na pesquisa são que as aquisições de alimentos in natura ou minimamente processados aumentaram ocorrendo principalmente por meio de processos licitatórios, por outro lado a Chamada Publica destinada a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar se mantem estável com tendência a diminuir em relação à variedade de produtos. Nota-se que apesar de leis que promovem a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar a maior parte do recurso investido no programa destina-se a compras através dos Pregões. As entrevistas identificaram que há dificuldades para aquisição de alimentos da cooperativa, um dos motivos mencionados é a falta de profissionais de Assistência técnica e Extensão rural e o acesso a outras politicas públicas. Neste sentido, entendemos as políticas públicas como mecanismos essenciais para garantir a Segurança Alimentar e fomentar a agricultura familiar contribuindo para o surgimento de associações e cooperativas, estimulando hábitos alimentares saudáveis e fornecendo o apoio técnico necessário.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

Palavras-chave

Alimentação Escolar. Agricultura Familiar. Guia Alimentar. Segurança Alimentar. Mercado Institucional.

Citação