Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorRibeiro, Miguel Miranda
dc.date.accessioned2022-08-29T13:37:52Z
dc.date.available2022-08-29T13:37:52Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6778
dc.descriptionArtigo publicado como requisito para obtenção de título de pós-graduação em Ensino de História e América Latina.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda o uso das tecnologias digitais no âmbito educacional. As transformações socioculturais geradas em virtude do desenvolvimento das tecnologias e avanço da cibercultura (LÉVY, 1999) importam aos profissionais da educação, sobretudo no que diz respeito ao desafio de lidar com as TDICs no âmbito educacional. Visamos identificar e analisar referenciais que tragam abordagens críticas e propositivas para amparar a prática docente que recorra às tecnologias educacionais. Para compreender melhor esta relação o presente estudo realizou uma análise documental da BNCC, buscando identificar de que forma a temática das TDICs é abordada no documento. Para tal objetivo, foi utilizado como unidade de análise: TDICs; tecnologias digitais da informação e comunicação; e cultura digital. Através desta pesquisa buscou-se identificar se BNCC incorpora ou rechaça a relação existente entre as TDICs e a educação, e, se no primeiro caso, faz isso de forma propositiva ou acrítica. Como resultado destaca-se que a base apresenta uma visão híbrida a respeito das TDICs, flertando com uma visão crítica propositiva e tecnicista, o que, ao longo do documento, torna-se uma contradição, na qual a perspectiva acrítica, explicitada sobretudo nas habilidade e competências, acaba por anular a visão crítica propositiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTecnologias digitais de informaçãoe comunicação (TDIC), Base nacional comum curricular (BNCC).pt_BR
dc.titleTecnologias Digitais de Informação e Comunicação na BNCC: uma Análise Documentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples