Mapeamento de Soluções para Mitigação de Conflitos com a Rede Elétrica devido à Vegetação Urbana, Considerando a Abordagem de Apoio Multicritério

Resumo

A interrupção de energia elétrica por causa da vegetação é considerada como qualquer tipo de suspensão no fornecimento de energia elétrica, para um ou mais estabelecimentos, decorrentes da interação entre a árvore e o sistema de distribuição de energia elétrica. A pesquisa tem por objetivo obter um ranking de possíveis soluções para mitigar os conflitos da vegetação urbana com as redes de distribuição, os quais afetam os indicadores do sistema de distribuição de energia elétrica, baseados na abordagem de apoio multicritério considerando alguns fatores obtidos da CEEE Equatorial e do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulamentado pela ANEEL, processo nº PD-5707-1906/2019. Para isso, se usa o método Proknow-C, com o fim de identificar de forma eficiente e estruturada artigos que são relevantes ao tema e que farão parte do portfólio bibliográfico contendo as soluções. Para avaliar as soluções se utiliza a abordagem de apoio multicritérios, usando os métodos AHP e PROMETHEE II, o primeiro para obter os pesos e o segundo método para ranquear as soluções. O resultado mostrou que as soluções 9, 8 ,7 lideram os rankings globais quanto multicritério, e por outro lado, a solução 4 ocupa o último lugar no ranking, pelos dois métodos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Energia.

Palavras-chave

Qualidade de energia, AHP, PROMETHEE, Indicadores de distribuição

Citação