Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”

Resumo

O presente trabalho irá analisar o livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania” a fim de perceber as possibilidades para desenvolver um Ensino de História da América Latina na região da Tríplice Fronteira. Esta obra didática foi adotada como livro didático de História em todas escolas públicas do Paraná em 2019. Na primeira parte do artigo, iremos abordar algumas perspectivas de alguns autores sobre como deve ser um livro didático, na sequência abordaremos os primeiros livros didáticos de História no Brasil e por fim apresentaremos algumas percepções sobre a história do Ensino de História da América e como alguns livros didáticos trataram o tema. Na segunda parte, iremos analisar a livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania”, percebendo suas contribuições e ausências referente a temática História da América Latina. Através dessas análises percebemos que o livro didático de História adotado no Paraná tem várias ausências com relação a uma história da América Latina que possibilite uma aula visando a integração e valorização cultural entre estudantes da Tríplice Fronteira; concluímos também que o livro didático possuí características que não possibilitam atender as peculiaridades regionais, cabendo a equipe de educadores um planejamento mais adequado à sua realidade.

Descrição

Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.

Palavras-chave

Ensino de História, América Latina, livro didático.

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