Desempenho Térmico de Materiais Sustentáveis para Telhados de Acordo com as Condições de Irradiância Solar da Tríplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina

Resumo

Materiais que apresentam baixa absortância e alta emissividade são conhecidos como materiais refletivos ou frios. Esse tipo de materiais, quando usados como revestimento ou como telhados em construções, permitem a redução de temperaturas superficiais nos edifícios, minimizando a necessidade de energia para refrigeração e conforto térmico de ambientes e contribuindo com a sustentabilidade cada vez mais procurada em projetos de engenharia e arquitetura no mundo inteiro. Esta pesquisa de caráter experimental e computacional avaliou o desempenho térmico de quatro tipos de materiais para telhas: Telha de Fibrocimento sem Amianto; Telha de Fibrocimento sem Amianto com Revestimento de Tinta Branca (Cal); Telha Ecológica Tetra Pak e Telha Ecológica de Fibra Vegetal. Isto, mediante medições de temperatura superficiais por técnicas de termografia infravermelha usando a norma internacional ASTM E-1980, medições de temperatura superficial em regime transiente durante os períodos de maior radiação solar no verão e, através de uma simulação computacional no Software Ansys CFD para validar os perfis de temperatura e fluxo de calor da Telha de Fibra de Vegetal. A pesquisa se realizou levando em consideração as condições de radiação solar da cidade de Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Uma vez analisados e comparados os resultados de atraso térmico e fator decremental dos materiais, foi possível determinar que a Telha de Fibra Vegetal possui um atraso térmico 73,02% maior do que a Telha Convencional de Fibrocimento e 52.82% maior do que a Telha de Tetra Pak, o que sugere que a Telha Ecológica de Fibra Vegetal contribui de melhor forma ao conforto térmico de ambientes em relação aos outros tipos de materiais analisados. Também foi possível corroborar que o revestimento com tinta branca (Cal) reduz o fator decremental da telha de fibrocimento em 69.56%, uma vez que aumenta a refletância e a emissividade do material.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Energia e Sustentabilidade.

Palavras-chave

Isolamento térmico., Telhas., Controle de temperatura., Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai).

Citação