A Trajetória da Música de Vanguarda Latino-Americana na Primeira Metade do Século XX: os Movimentos Nueva Música e Música Viva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Galli, Cristiano Roberto

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho trata da trajetória da música de vanguarda latino-americana na primeira metade do século XX, a partir do estudo de dois importantes movimentos: o Nueva Música, criado por Juan Carlos Paz, na Argentina, e o Música Viva, idealizado no Brasil por Hans-Joachim Koellreutter. O recorte temporal abordado está fixado entre fins dos anos 30 e início dos anos 50, período de maior atividade destes grupos. Investigamos como surgiram e quais foram suas dinâmicas de atuação. Em seguida, buscamos estabelecer paralelos na trajetória destes grupos, analisando pontos convergentes e divergentes. Por fim, em uma análise comparativa, reflexionamos sobre a produção destes grupos e sobre as formas como esses grupos se relacionaram.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Música experimental - América Latina. Paz, Juan Carlos, 1897-1972.Koellreutter, Hans Joachim, 1915-2005.

Citação