Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorCajamarca T, Anyie Lorena
dc.date.accessioned2022-05-03T19:01:07Z
dc.date.available2022-05-03T19:01:07Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6588
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o papel da literatura e da mediação literária para o ensino do português escrito como língua adicional para estudantes surdos e apresentar propostas didáticas para este ensino As reflexões e proposições partiram da elucidação de dificuldades e especificidades de aprendizagem da comunidade surda Fernandez (2006); Pereira e Muniz, (2015); Quadros e Karnopp, (2004); Karnopp, (2008) etc. A literatura tem um papel indispensável na formação e no desenvolvimento do ser humano, pois ela humaniza, transforma, cria identidade, constitui- se como elemento facilitador da própria aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, à construção do conhecimento e apreensão de novas realidades Candido (1972); Graça (2015); Pereira e Albuquerque (2005). Dessa forma a pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos que consideram a função social e psicológica da literatura, bem como em estudos que abordam as práticas de mediação literária Compagnon (2009) e tratam especificamente acerca da literatura surda e de perspectivas teórico-metodológicas direcionadas à comunidade surda. Esta pesquisa utiliza metodologia de natureza qualitativa levando em consideração a reflexão e discussão das questões propostas e o foco da pesquisa como uma ação com relevância social. O processo de planejamento da proposta didática esteve orientado pelos conceitos de unidade didática (BENTO, 1998) e sequência didática Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). Como recurso metodológico para a mediação literária direcionada a estudantes surdos, utilizamos os livros de imagem por considerar que eles contribuem de forma significativa para a ampliação da percepção de mundo desse público.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMediação da leitura e escrita; literatura; função social; proposta didática; comunidade surdapt_BR
dc.titleMediação da Leitura e Escrita por Meio da Literatura: uma Proposta Didática para a Comunidade Surdapt_BR
dc.title.alternativept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples