Avaliação da Atividade Citotóxica e Genotóxica em Águas Superficiais e Subterrâneas na Região do Lixão Desativado em Foz do Iguaçu – PR

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Soares, Lizandra Martins

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A água é um dos assuntos que sempre está em alta no ranking das grandes preocupações em escala mundial, devido a diversos fatores, dentre eles estão: excesso de uso e má gestão deste recurso e a contaminação de mananciais colocando em risco toda e qualquer tipo de vida existente no meio ambiente. O Brasil, assim como na maioria dos países subdesenvolvidos enfrenta a problemática do descarte inadequado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), nesse contexto os lixões a aterros controlados se tornam alvos de pesquisa por representarem áreas potenciais de contaminação aos recursos hídricos. Estes, mesmo após seu encerramento, continuam gerando impactos ambientais no solo, no ar e nas águas subterrâneas e superficiais quando instalados onde os solos são vulneráveis à infiltração do lixiviado. Estes depósitos podem levar a alteração das características físico-químicas e biológicas das reservas naturais de determinado local. O lixão Arroio Dourado, localizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR), desativado há 28 anos representa para a comunidade local um risco muito grande a saúde devido à exposição a céu aberto de materiais poluentes, podendo comprometer a qualidade da água dos mananciais locais. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a qualidade da água do Arroio Dourado, em uma área sob influência do lixão desativado de Foz do Iguaçu, utilizando como metodologia testes mutagênicos com Allium cepa L, investigando o potencial citotóxico e genotóxico de possíveis contaminantes presentes neste recurso hídrico. As coletas foram realizadas nos meses de abril, maio e julho de 2021, totalizando três coletas, sendo seis pontos de coleta (montante, jusante, nascente, poços do tipo cacimba 1 e 2 e poço artesiano comunitário). Analisou-se o índice mitótico (IM) e a presença de aberrações cromossômicas (AC) nas raízes meristemáticas de Allium cepa. Em decorrências dessas alterações, estas sugerem a ocorrência de um potencial citotóxico e genotóxico nas amostras de água. Os resultados dessa pesquisa demostraram algumas alterações relevantes entre os pontos de águas superficiais e subterrâneas e entre os tempos de exposição (T1-24h e T2-48h) em relação ao CO- (Controle negativo). Estes resultados podem ser justificados pelo descarte inadequado de resíduos de origem doméstica e consequentemente com uma possível presença de metais pesados e o uso e ocupação do solo também interferem na qualidade da água, pois esse exerce uma forte influência no escoamento superficial contribuindo assim para o carreamento de contaminantes para o manancial. Assim os resultados do presente estudo destacam a importância da utilização de organismos vegetais para realizar testes mutagênicos com o objetivo de avaliar a qualidade ambiental e indicar a necessidade de propostas de retirada do material e tratamento de resíduos para que dessa forma se possa garantir uma boa qualidade da água e uma proteção ativa do meio ambiente e da biodiversidade.

Descrição

Dissertação apresentada ao programa de Pós – Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Energia e Sustentabilidade.

Palavras-chave

Ecotoxicologia, qualidade da água, lixões, resíduos sólidos

Citação