Influência dos Fenômenos el Niñoe la Niña na Região da Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai, 1997-2013

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-11-25

Autores

Costa, Rauwnier da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Dentre os fenômenos climáticos, estão fenômenos como o El Niño e La Niña. Essas duas anomalias climáticas representam o aquecimento ou resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, ocasionando alterações climáticas como por exemplo: variações na temperatura e distribuição das chuvas em escala regional e global. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar esses fenômenos e apresentar uma análise preliminar da influência dessas anomalias na variabilidade da temperatura e precipitação, na região da Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai. Entretanto devido as complicações e a falta de banco de dados nos respectivos órgãos competentes do Paraguai, não foi possível dar ênfase e a inclusão a pesquisa no município paraguaio de Ciudad del Este. As variáveis climáticas estudadas foram temperatura média mensal e anual, precipitação mensal e anual. Obtiveram-se informações referentes a um período que compreende os anos de 1997 a 2013, para um breve histórico climático da região, através do acesso aos bancos de dados do Serviço Meteorológico do Paraná - SIMEPAR e do Serviço Meteorológico Nacional- SMN, que armazenam dados a serem disponibilizados por meio de termo de compromisso. Os dados foram devidamente organizados, analisados em climogramas e tabelas para um melhor entendimento. O estudo aplica a abordagem Geossistêmica, na qual a Geografia atua como uma ciência que incorpora métodos de análise e pesquisa, com o homem sendo parte do estudo. Em um breve relato da conclusão do trabalho, verificou-se junto a interpretação e análise dos climogramas e o registro da atuação dos fenômenos El Niño e La Niña na área de estudo, que no período de 1997 a 2013, concluiu que houve períodos distintos de episódio severos e de neutralidade na região estuda. O qual influenciou nas médias de temperatura e precipitação, junto a eventos meteorológicos de maior intensidade.

Descrição

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharel em GEOGRAFIA da UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA – UNILA. Orientadora: Prof. Dra. Marcia A.P.S.Scheer.

Palavras-chave

Climatologia, Geografia, Variabilidade climática

Citação

Costa, Rauwnier. Influência dos Fenômenos el Niñoe la Niña na Região da Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai, 1997-2013. 59 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) - Univerisidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2015