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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorMora Silva, Julimar del Carmen
dc.date.accessioned2022-02-08T23:26:57Z
dc.date.available2022-02-08T23:26:57Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMora Silva, Julimar del Carmen. LOS OUTSIDERS DE IPANEMA: Una historia, dos generaciones, tres trayectorias de vidas negras en la moda brasileña (1941 - 2021). 183 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- graduação em História) Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6460
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em História.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho centramo-nos no estudo de três trajetórias de vidas negras no campo da moda brasileira (1941-2021). Com elas procuramos revelar os itinerários pessoais, polí-ticos e profissionais realizados pelos estilistas Luiz de Freitas (1941), Fernanda Gonçal-ves (1965) e Italo William (1983), que promoveram as suas carreiras em dois momentos da história brasileira: entre os anos 70 e 90, no caso de Luiz de Freitas, e na segunda década do século XXI, no caso dos dois últimos. As suas vidas permitem-nos refletir sobre as dificuldades e estratégias desenvolvidas pelos agentes criativos negros para abri-rem campo num espaço que tradicionalmente tem sido considerado próprio das “elites brancas”. A minha intenção nesta pesquisa não é apenas apresentar as trajetórias destas personagens, mas apreciar nelas as sincronias e contrastes, bem como as rupturas e con-tinuidades com processos mais gerais tais como o desenvolvimento da indústria têxtil no mundo atlântico; a formação de um mercado de consumo em torno da oferta criativa na moda; a circulação de pessoas; e as dificuldades de exercer a profissão criativa face à ascensão/queda das ditaduras militantes e as disputas políticas que têm agitado a dinâmica democrática brasileira nos últimos anos. A fim de cumprir este objetivo, considerei uma variedade de fontes que vão desde artigos de imprensa até entrevistas e arquivos fotográ-ficos pessoais. Esta diversificação permitiu-me alargar o leque de possibilidades em rela-ção às questões de investigação que poderiam ser colocadas às trajetórias de vida consi-deradas. Privilegiei o diálogo entre Antropologia e História, a fim de assumir as preocu-pações e pretensões da Nova História Social como nossas: resgatar a centralidade das trajetórias e experiências de vida concretas e, com ela, a relação tensa ⸺e dialógica⸺ entre as dimensões micro e macrosocial. Isto foi possível através de uma pesquisa inten-siva das pistas discretas fornecidas pelas fontes impressas e do carácter explícito da in-formação textual. O mesmo aconteceu com as pistas implícitas e explícitas localizadas nas entrevistas. Em particular, me interessei pelas informações que fornecessem elemen-tos importantes para a análise da interseccionalidade entre as desigualdades de raça, género e classe, e as estratégias seguidas pelos agentes criativos negros a fim de impulsi-onar as suas próprias agendas políticas em contextos convulsivos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.publisher
dc.rightsopenAccess
dc.subjectModa Afro-brasileira, Estilistas Negros, Criatividade, Rio de Janeiropt_BR
dc.titleLos Outsiders de Ipanema: una Historia, dos Generaciones, Tres Trayectorias de Vidas Vegras en la Moda Brasileña (1941 - 2021)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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