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Narrativas de história do Brasil a partir do trabalho: os casos de Formação do Brasil contemporâneo, de Caio Prado Júnior; O Escravismo Colonial, de Jacob Gorender e Dialética Radical do Brasil Negro, de Clóvis Moura

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Narrativas de história do Brasil a partir do trabalho: os casos de Formação do Brasil contemporâneo... (1.485Mb)
Date
2021
Author
Figueiredo, Henrique Roberto
Metadata
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Abstract
A presente monografia tem por objetivo analisar a categoria trabalho à luz do contextualismo linguístico de Skinner (2005), compreender a sua disposição e função ao longo dos livros Formação do Brasil Contemporâneo (2011), de Caio Prado Júnior, O Escravismo Colonial (2016), Jacob Gorender e Dialética Radical do Brasil Negro (2014), de Clóvis Moura. Partindo da entrevista de Clóvis Moura concedida à Revista Princípios no ano de 1995, na qual o autor afirma que “a história do trabalho no Brasil ainda não foi escrita”, pretendemos reorganizar a sua principal crítica feita à historiografia brasileira. Partimos da hipótese, contrariando Moura, de que estes textos configuram narrativas de história do Brasil articuladas pela categoria de trabalho. No entanto, diante do acúmulo de debates da Teoria da História e do avanço das teorias narrativistas na produção acadêmica contemporânea, pelo menos desde a década de 1990, optamos também por problematizar o termo narrativa. Dessa forma, tentaremos responder em que sentido essas histórias do Brasil a partir do trabalho conformam narrativas e qual o estatuto da narrativa nesses textos. As etapas para a realização desta pesquisa podem ser divididas da seguinte maneira: 1) a leitura imanente dos três textos, fichamento e síntese; 2) percepção de diálogos entre o autores dentro dos textos, por meio de citações e da temática tratada; 3) formulação de perguntas e problemas que nos pudessem evidenciar intersecções até então hipotéticas e as diferenças das narrativas de história do Brasil a partir do trabalho, bem como da problemática sobre o caráter da narrativa; 4) a contextualização de cada texto em meio a seu contexto linguístico; 5) leitura de bibliografia comentadora dos textos estudados; 6) leitura de outros textos dos autores estudados; 7) a comparação da categoria trabalho e sua função nas três narrativas; 8) análise da estrutura narrativa nas obras escolhidas. Esperamos demonstrar como os livros (PRADO, 2011), (GORENDER, 2016) e (MOURA, 2014) contribuem para a escrita da história do Brasil a partir do trabalho, ainda que elementos da narrativa organizem o sentido de suas explicações.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6439
Collections
  • TCC - História - América Latina

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