Percepções dos Alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Subsequente: uma Análise sobre a Qualidade com Vistas à Empregabilidade

Resumo

A qualidade da Educação Profissional tem sido um tema muito discutido por vários autores renomados da literatura, pois, a partir da LDB 9.394/96, esta modalidade de educação passou a ser direcionada para o mercado de trabalho, adotando, por conseguinte, a Pedagogia das Competências como pedagogia de ensino. Essa formação é questionada por restringir-se a conhecimentos tácitos, não possibilitando ao indivíduo uma formação geral, o que impede de torná-lo independente. Dessa forma, o objetivo geral desta proposta de pesquisa foi analisar a Percepção dos alunos do Curso Técnico de Nível Médio na forma Subsequente do Colégio Estadual Ulysses Guimarães de Foz do Iguaçu sobre a qualidade da Educação Profissional com vistas à empregabilidade. A problemática desta pesquisa se delimitou no seguinte questionamento: Qual é o grau de satisfação dos alunos egressos dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Administração e Transações Imobiliária na forma Subsequente do Colégio Estadual Ulysses Guimarães de Foz do Iguaçu formados nos períodos de 2018 a 2020 sobre a qualidade da Educação Profissional Técnica (EPT) com vistas à empregabilidade? Os objetivos específicos adotados foram: a) Avaliar o nível de satisfação dos alunos do Curso Técnico de Nível Médio na forma Subsequente em relação à qualidade da Educação Profissional; b) Investigar se as expectativas dos alunos egressos do curso Técnico de Nível Médio na forma Subsequente em relação à Educação Profissional Técnica foram atendidas; e c) Reconhecer se as competências desenvolvidas nos cursos Técnicos de Nível Médio de forma Subsequente contribuíram com a empregabilidade dos alunos egressos com vistas ao emprego. A metodologia quanto aos fins foi uma pesquisa descritiva explicativa, quanto aos meios, bibliográfica e estudo de caso. Quanto à natureza, uma pesquisa qualitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado a partir da escala Likert. A partir da metodologia utilizada, foi possível reconhecer o grau de satisfação dos alunos que, em sua totalidade, manifestaram-se satisfeitos com a qualidade da Educação Profissional, com o atendimento de suas expectativas em relação às possibilidades de formação que a EP promoveu e com as competências desenvolvidas nos cursos técnicos com vistas à empregabilidade.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Qualidade da Educação. Educação Profissional. Ensino Médio. Competências.

Citação