dc.contributor.advisor | Orientação | |
dc.contributor.author | Silveira, Amanda Santos | |
dc.contributor.author | | |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T00:48:41Z | |
dc.date.available | 2021-12-03T00:48:41Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6392 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. É nesse contexto que alguns dos recentes usos públicos da história da Ditadura Civil-Militar tem polemizado aspectos
desse processo histórico com a finalidade de revisar as interpretações que se fizeram até agora sobre
o regime. O revisionismo, com certas doses de negacionismo, vem sendo utilizado como estratégia
para suavizar a memória do regime, tornando a Ditadura um evento aceitável e necessário na
história do Brasil. Um desses usos foi feito na produção analisada neste trabalho, o filme
“documentário”1964: O Brasil entre armas e livros (2019) da produtora Brasil Paralelo. Disponível
no YouTube, o filme é um dos vídeos mais vistos na plataforma ao pesquisar sobre a Ditadura
Militar no Brasil. Efetuamos a análise da obra com o intuito de observar como os elementos
presentes no discurso revisionista tornam possíveis a adesão ao discurso da narrativa por parte do
grande público, tomando como referência o conceito de Cultura Histórica, de Jörn Rüsen (1994).
Como hipótese preliminar, pensamos que a dimensão estética e o conteúdo normativo da narrativa foram fundamentais para contrapor a fragilidade da pesquisa histórica apresentada na produção. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Revisionismo. História pública. Ditadura Militar. | pt_BR |
dc.title | A História da Ditadura Civil-Militar em um Brasil Paralelo: Usos Públicos do Passado e o Revisionismo / Negacionismo Virtual | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |