O Serviço Social no Ministério Público do Estado do Paraná: Demandas e Desafios ao Serviço Social em Tempos de Pandemia (SARS-COV-2)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Serviço Social é uma profissão presente no âmbito do sociojurídico que acompanha as mudanças da sociedade e surge para responder às demandas da questão social nos conjuntos de áreas em que a natureza do Serviço Social se articula com ações jurídicas no espaço ocupacional Ministério Público do Estado do Paraná. Contudo, o exercício profissional em tempos de Pandemia da Covid-19 está permeado por desafios e impactos sociais e econômicos até então imensuráveis, portando, nesta direção, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da intervenção profissional do Assistente Social no MPPR na Pandemia Covid-19. Para alcançar tal objetivo inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica em torno do Ministério Público, do Serviço Social no Ministério Público, do Serviço Social na Pandemia, bem como os impactos sociais e econômicos advindos da pandemia e do sistema capitalista. Na sequência, buscaremos compreender as especificidades da realidade social da população usuária dos serviços públicos neste momento histórico, bem como as diretrizes éticas e técnicas do exercício profissional. Para melhor contextualizar, apresentaremos algumas particularidades do MPPR em relação a sua reorganização, sobretudo em relação ao setor do Serviço Social, a fim de compreender essa dinâmica institucional no viez de balizar o cumprimento de sua missão em garantir os direitos difusos, coletivos e individuais indisponíveis. Por fim, diante das requisições que chegam ao Serviço Social em tempo de pandemia, quais os desafios centrais impostos à profissão, sem deixar de pontuar as possibilidades inerentes às características dos profissionais. Os resultados apontam que, embora os Assistentes Sociais do Ministério Público do Estado do Paraná visem contribuir com a efetivação do acesso e garantia de direitos, a atual conjuntura da Pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de se discutir e de se pensar em formas de atuação no contexto de trabalho presencial e remoto. Assim, evidencia-se a importância do Serviço Social legitimar o compromisso e a busca pela defesa dos interesses da classe trabalhadora mediante um posicionamento político em consonância com o Projeto Ético-Político profissional que assegure por meio da intervenção na realidade social a consolidação da cidadania, e desse modo, promova uma nova ordem societária inerente à emancipação dos sujeitos sociais ainda que tempos de Pandemia da Covid-19.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Palavras-chave

Serviço Social. Ministério Público. Assistente Social. Pandemia Da Covid-19

Citação