Governo Bolsonaro e seus Reflexos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Imagem de Miniatura

Data

2021-10-20

Autores

Santos, Amanda da Silva
Nascimento, Mariane Vieira do

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente monografia tem por objetivo debater sobre os reflexos do Governo Bolsonaro na PNEVM, demonstrando os retrocessos que o mesmo vem acarretando. Desta forma, faz uma breve discussão sobre a violência contra a mulher enquanto uma expressão da questão social e da relação intrínseca com o patriarcado e a violência de gênero. Apresentando, em seguida, os mecanismos de defesa e enfrentamento a violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha e seus desdobramentos, através da PNEVM, tendo por referência, nesta pesquisa, o CRAM em Foz do Iguaçu, como também, no trabalho dos Assistentes Sociais. A metodologia utilizada centrou-se na pesquisa bibliográfica e documental de classe qualitativa, exploratória e explicativa, e considerando a experiência vivenciada enquanto estagiárias do CRAM de Foz do Iguaçu entre 2018 a 2021. O caminho aqui percorrido permitiu a análise das modificações legais firmadas no governo de Bolsonaro, além da relação entre sua governança e o desmonte das políticas públicas e sociais no Brasil, especialmente na PNEVM, assim como sua influência em relação ao aumento nos índices de violência contra a mulher. Desta forma, demonstramos brevemente o panorama do Brasil em termos de perdas de direitos e os impactos na PNEVM, deste movimento histórico e político, também no trabalho das/dos assistentes sociais do país.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Palavras-chave

Violência contra as mulheres, Governo Bolsonaro, Política nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, Serviço social, políticas públicas

Citação