Cooperativismo e Desenvolvimento: Considerações sobre o Impacto Econômico no Município de São Miguel do Iguaçu com o Crescimento da Cooperativa de Crédito SICREDI Vanguarda PR/RJ/SP

Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Mayer, Emanoel

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente estudo busca analisar o crescimento da cooperativa de crédito Sicredi Vanguarda PR/RJ/SP no município de São Miguel do Iguaçu, localizado na região oeste do Paraná. A economia da cidade é basicamente rural. O trabalho trata acerca do desenvolvimento e do cooperativismo e de que forma pode contribuir para a comunidade. Mostra que por meio do trabalho mútuo é possível alcançar os objetivos ante o trabalho individual. Para executar esta análise, é empregada uma metodologia baseada em referenciais teóricos como Schumpeter (1982), Schardong (2003) e Oliveira (2010). Ademais, o estudo de caso proporcionou a confirmação dos dados levantados nos relatórios. Além disso, por meio do estudo de caso, evidenciou-se a participação ativa da cooperativa no desenvolvimento conforme vem tendo aumento em seus números de associados, serviços e volume de crédito. Essa evidência é expressa principalmente na atuação e frente em projetos de cunho econômico e social. Notou-se que os entrevistados buscam na instituição, em primeiro lugar, um bom serviço prestado e depois os benefícios financeiros que lhe oferecem.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Desenvolvimento. Cooperativismo. Cooperativa de Crédito. Crescimento econômico. Crédito

Citação