Mejoramiento barrial participativo en Puerto Iguazú como experiencia de Educación Ambiental

Imagem de Miniatura

Data

2016-08-15

Autores

Bardelás, Analía

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Para superar a atual situação de crise ambiental resultante de nosso modelo de sociedade é necessário aprofundar a formação de uma cidadanía consciente, crítica e emancipada que será capaz de enfrentar a mudança, ja é inadiável. A Educação Ambiental é um instrumento para conseguir a transformação da cidadania. Mas a urgência da situação requer que as atividades educativas sejan, ao mesmo tempo, ações concretas tendentes a melhorar o entorno que vivemos e nossa relação com ele. Tendo isso como premissa, na Cidade de Puerto Iguazú desenvolviou-se um Projeto de Educação Ambiental de Melhoramento Participativo do Bairro que teve como objetivo formar e fortalecer um grupo de estudantes do ensino médio para realizar intervenções transformadoras no bairro. No processo, que implementou-se sob a modalidade de oficina por vários meses, foram aplicados diferentes recursos educativos cuja efetividade é analisada e discutida neste artigo. A análise efetuou -se com base nos registros escritos tomados nas oficinas e mediante instâncias de auto-avaliação do grupo de estudantes. Entre os recursos aplicados, alguns deles resultaram ser bem sucedidos em atingir os objetivos propostos, enquanto outros deveriam ser modificados para adequar mais aos interesses e necessidades dos jovens. No entanto, o grupo demonstrou ter conseguido várias importantes aprendizagens.

Descrição

Artículo presentado como requisito parcial para la obtención del título de posgrado en Educación Ambiental, por el Programa de Posgrado en Educación Ambiental de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana. Orientadores: Profa. Dra Marcela Stuker Kropf, Prof. Dr. Luis Alvarado Prada.

Palavras-chave

Educação ambiental, Sociedade sustentável, Valores, Percepção ambiental, Pesquisa ação, Coletivos jovens, Puerto Iguazú - Argentina

Citação

BARDELÁS, Analía. Mejoramiento barrial participativo en Puerto Iguazú como experiencia de Educación Ambiental. 26 p. Trabalho acadêmico de Especialização (Pós-graduação em Educação Ambiental com ênfase em espaços Educadores sustentáveis) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2016.