Viabilização do Acesso à Informação nas Plataformas Digitais Governamentais do Brasil e Uruguai durante a Pandemia da Covid-19, Analisada no Período de 2020 a 2021

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-07-14

Autores

Souza, Cibelly V.

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cibelly V. de Souza

Resumo

Em dezembro de 2019, uma doença surge em Wuhan (China), denominada Covid-19, com formas de transmissão similares às de gripe, propagando-se para outros países, em curto espaço de tempo. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 uma pandemia. Frente ao contexto singular, novas formas de trabalho e de prestação de serviços públicos foram necessárias para mitigar a dispersão do vírus, tornando a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC ́s) necessárias para a continuidade das atividades essenciais nos países. Diante desta situação, o objetivo desta pesquisa é analisar a viabilização do acesso à informação, assim como a transparência dos dados públicos de enfrentamento à doença Covid-19, dispostos nas plataformas digitais federais dos governos do Brasil e Uruguai. Para isso, são verificadas uma série de dimensões referidas à ocorrência de accountability, da disponibilização de informações sobre o quantitativo de casos, incidência e letalidade. Assim como, pela exequibilidade do manejo desses dados para pesquisas no assunto, contemplando questões de acessibilidade e inclusão. A escolha desses dois países se deve à suas posições de liderança nos rankings de governo digital e de e-participação da América Latina, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Portanto, realizou-se um estudo de caso descritivo, utilizando-se a técnica qualitativa de análise de conteúdo, para gerar a categorização de variáveis condizentes com o levantamento bibliográfico realizado. Após sua disposição, essas informações foram buscadas nas plataformas mencionadas e ponderadas, evidenciando que ambos os portais viabilizam o acesso à informação, porém o Brasil mostra-se mais completo ao oferecer informações mais qualificadas sobre a Covid 19. Apesar disso, ambos possuem questões a serem aprimoradas para tornarem-se mais acessíveis à população.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública e Políticas Públicas.

Palavras-chave

Governo Eletrônico. Covid-19. Acesso à Informação. Transparência Pública. Accountability.

Citação