Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorMartins, Luana Scherer
dc.date.accessioned2021-06-28T17:39:35Z
dc.date.available2021-06-28T17:39:35Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.identifier.citationMARTINS, Luana Scherer. Vozes e propostas para o ensino de literatura infantil na escola. 2021. 52 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021.pt_BR
dc.identifier.citation
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6171
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende verificar em que medida e com qual objetivo ações de mediação de leitura literária estão presentes em uma escola de ensino fundamental no município de Foz do Iguaçu. Para tal, inicialmente, realizamos revisão bibliográfica sobre a leitura e sua função social (CANDIDO, 1988; COSSON, 2018, 2019; FLECK; ZIUCK, 2015), a leitura literária no âmbito escolar (COLOMER, 2003, 2007; BOMBINI, 2001) e as práticas de mediação literária (COLOMER, 2005, 2007; COSSON, 2018). Em seguida, aplicamos aos docentes da escola um questionário estruturado (via Google Forms), utilizando o método quanti-qualitativo (GIL, 2002) para realizar as análises dos resultados obtidos, buscando traçar o perfil dos entrevistados e de suas práticas de mediação de leitura (frequência, método, horário etc). Constatamos que diversas estratégias de leitura literária são desenvolvidas nas salas de aula e elas são frequentes. Por outro lado, os dados revelam que a qualidade, a potência significativa e o envolvimento dos estudantes não foram vistos como prioritárias nas respostas dos entrevistados. Finalmente, apresentamos duas sugestões de práticas de mediação literária a partir das obras O Sapateiro e os Anõezinhos (BEDRAN, 2013) e Obax (NEVES, 2010), que podem ser utilizadas em sala de aula, pois elas demonstram possibilidades para sensibilizar os leitores com vistas a torná-las significativas para uma formação humanizada e crítica. Com tal perspectiva, buscamos oferecer caminhos para aproximar os estudantes do universo literário para que possam experimentar o prazer da literatura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLuana Scherer Martinspt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLiteratura na escola. Práticas de mediação. Literatura infantil.pt_BR
dc.titleVozes e Propostas para o Ensino de Literatura Infantil Na Escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples