Agroindústria na Tríplice Fronteira Brasil/Paraguai/Argentina: Análise de Unidades Produtivas Familiares Agrícolas (UPFS) e o Território no Munícipio de Foz do Iguaçu através do Modelo de Negócios Canvas

Resumo

A agricultura familiar sustentável possui um importante papel no combate à fome e à insegurança alimentar no mundo, sendo inclusive pauta dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU. Segundo a FAO (2019), mais de 820 milhões de pessoas no mundo não tiveram acesso adequado à alimentação em 2018, na América Latina e Caribe foram 42,5 milhões de pessoas sem acesso suficiente à alimentação. Diante disso, surge a necessidade da produção e transformação de alimentos de maneira sustentável e em uma escala que alcance a população vulnerável dos países da América Latina. Para essa discussão decidimos trabalhar com o setor agroindustrial familiar, trazendo Unidades Produtivas Agrícolas Familiares (UPFs) que atuam no município de Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil/Paraguai/Argentina e debatendo as relações existentes entre esses estabelecimentos e os atores presentes na região. A pesquisa teve como objetivo analisar o potencial e desenvolvimento da UPFs no município de Foz do Iguaçu, Brasil. O estudo foi de âmbito qualitativo, e teve como método o estudo de caso. Como ferramentas de análise de dados foi utilizado o Business Model CANVAS e o Diagrama de Cobweb que visaram contribuir na resolução de quão fortalecidas estão as relações das Unidades Produtivas Familiares Agrícolas (UPFs) na região da tríplice fronteira, especificamente no município de Foz do Iguaçu com a dinâmica socioeconômica do território. Chegamos à conclusão que existe uma rede de relacionamento entre as UPFs e a região da tríplice fronteira, porém em uma escala local/nacional. Além disso, as relações existentes são pouco fortalecidas, onde apenas a UPF3 possui um relacionamento com atores chaves no município de Foz do Iguaçu.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Palavras-chave

Agroindústria familiar. Tríplice fronteira. Relacionamento. Unidades produtivas. Canvas

Citação