dc.contributor.advisor | Orientação | |
dc.contributor.author | Seolin, Jéssica Machado | |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T16:38:05Z | |
dc.date.available | 2021-01-19T16:38:05Z | |
dc.date.issued | 2020-12 | |
dc.identifier.citation | SEOLIN, Jéssica Machado. A bicicleta como meio de transporte: um estudo sobre o plano de mobilidade de Foz do Iguaçu. 2020. 115 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu – PR, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6034 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
Banca: Profa. Ma. Gabriele do Rosário Landim (orientadora)
Profa. Ma. Luana Pavan Detoni (UFPel)
Profa. Dra. Juliana Rammé (UNILA) | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata questões de mobilidade urbana e cicloviária da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Estudou-se a relação entre o espaço urbano e a cultura de uso de bicicleta, assim como diretrizes de mobilidade cicloviária em dois grupos de cidades, as pequenas e as médias e grandes no oeste do Paraná e pelo Brasil. São apresentadas as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu/PR (Mobi Foz) e um levantamento do perfil dos ciclistas na cidade a fim de realizar uma análise crítica das propostas de projeto do Plano em relação à cultura do uso de bicicleta na cidade. O trabalho realiza uma análise comparativa entre as diretrizes de mobilidade cicloviária das cidades levantadas com as diretrizes presentes no Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu. Identificou-se que o Plano Mobi Foz prioriza diretrizes de infraestrutura em suas metas e não contempla propostas em eixos que podem contribuir para o desenvolvimento urbano alinhado às agendas de direito à cidade, como interseccionalidade, participação popular e meio ambiente. Do ponto de vista projetual, as propostas das infraestruturas cicloviárias aparecem desarticuladas com as necessidades técnicas de implementação e os equipamentos necessários para garantir uma rede de transporte cicloviário de qualidade. Foi identificado onde pode ser necessário reavaliar as prioridades e o foco das diretrizes do Plano para planejamento, projeto e uso real da possível malha cicloviária, visando incluir a população local e buscar o direito à cidade de forma equânime. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Cicloviária | pt_BR |
dc.subject | Ciclovia | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Plano Mobi Foz | pt_BR |
dc.title | A bicicleta como meio de transporte: um estudo sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |