Estudo das propriedades físico-químicas de nanocristais de celulose após reação de oxidação utilizando N-oxil-2,2,6,6-tetrametilpiperidina (TEMPO)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-11-18

Autores

Iscuissati, Vitor de Barros

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os nanocristais de celulose (CNC) vêm sendo utilizados em diversas áreas devido as características atrativas que apresentam como baixo custo, disponibilidade, biocompatibilidade, ótimas propriedades mecânicas e funcionalidade de sua superfície. A funcionalização via oxidação utilizando o reagente N-oxil-2,2,6,6-tetrametilpiperidina (TEMPO) é um dos tratamentos mais eficazes e bastante discutido na literatura. Através desse reagente é possível a modificação seletiva da superfície da celulose, oxidando álcoois primários e secundários em condições brandas e tempo reacional reduzido. O princípio básico deste pré-tratamento consiste na oxidação de fibras de celulose através da adição de NaClO na presença de quantidades catalíticas de TEMPO e NaBr em pH 10-11, à temperatura ambiente. O objetivo deste trabalho foi funcionalizar os nanocristais de celulose (CNC) com o reagente TEMPO e caracterizar os materiais obtidos, a fim de investigar possíveis aplicações. A funcionalização foi realizada alterando os parâmetros de massa para o TEMPO e brometo de sódio (NaBr), obtendo-se três materiais: CNCm1, CNCm2 e CNCm3. Os materiais obtidos foram caracterizados utilizando as técnicas de difração de raios X (DRX), de termogravimetria (TG) e de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourrier (FTIR). Por meio da difração de raios X foi possível observar que a modificação superficial dos CNC não trouxe alterações significativas na cristalinidade do material. A análise térmica realizada para amostras indicou que houve uma redução na temperatura de início de degradação do material após a reação de oxidação, de 255 °C (CNC) para 230 °C (CNCm2) e um aumento na quantidade residual de carbono para CNCm2 em 17%. Com a análise de FTIR pôde-se concluir que foi obtida a esterificação da superfície dos nanocristais de celulose com TEMPO, principalmente para a amostra CNCm3 em que foi observada a presença de uma banda em torno de 1737 cm-1, atribuída ao estiramento da carbonila do grupo éster. Os CNC obtidos apresentaram características padrões desta partícula, evidenciando que a reação de isolamento e de modificação superficial dos CNC não conferiu nenhum dano à estrutura deste material. Além disso, a reação de esterificação do CNC foi obtida com sucesso utilizando a metodologia com maiores teores de TEMPO e brometo de sódio.

Descrição

Trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestruturae Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para à obtenção do título de bacharel em Engenharia de Materiais.

Palavras-chave

Nanocristais de celulose. N-oxil-2,2,6,6-tetrametilpiperidina. Biomateriais. Nanomateriais. Compósitos

Citação