Análise do programa de aquisição de alimentos (PAA) na cidade de Foz do Iguaçu: perspectiva dosbeneficiários consumidores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-12-04

Autores

Vargas, Luciane Tavares de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho traz a percepção dos beneficiários consumidores sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o seu conhecimento quanto à operacionalização do programa e seu beneficiamento com este. Para o alcance de tal percepção utilizou-se um quadro de perguntas qualitativas semi estruturadas feitas a três entidades socioassistênciais da cidade beneficiadas pelo Programa, as quais foram respondidas por assistente social, nutricionista e secretária responsável pelo Programa na entidade pertencente. Além de também realização de entrevista junto a Secretaria da Agricultura, a qual é responsável pela gestão do Programa na cidade, para obtenção de informação e opinião quanto a este. Para análise e conclusões é feio a correlação entre o embasamento teórico utilizando o debate de desenvolvimento rural, quanto ao surgimento de uma política pública, as especificidades do Programa em si e inserção do pequeno agricultor no mercado para com as informações e opiniões obtidas junto às entrevistas. Foi constatado que o Programa possui uma avalição extremamente positiva na cidade, que este é avaliado como colaborador ao combate a fome e levando mais variedade para melhor nutrição com a ação do banco o qual proporciona diversificação nos alimentos obtidos, e que cada entidade possui uma maneira própria em trabalhar os alimentos e que promovem também a segurança alimentar de maneiras diferentes mas que acabam por serem parecidas.
El presente trabajo aporta la percepción de los beneficiarios consumidores acerca del PAA (Programa de Adquisición de Alimentos), su conocimiento cuánto la operación del programa e su beneficio com este. Para alcanzar esta percepción fue usado um cuadro de preguntas cualitativas semi estructuradas hechas a três entidades socioassistenciales de la ciudad beneficiadas por el Programa, las cuales fueron contestadas por asistente social, nutricionista e secretaria responsable por el Programa na entidade a la cual pertenece. Además fue realizado entrevista junto a la Secretaria de Agricultura, la cual es responsable por la gestión del Programa en la ciudad, para la obtención de informaciones y opiniones cuanto este. Para el análisis y conclusión fue correlacionado la base teórica utilizando el debate de desarrollo rural, cuánto la iniciación de uma política publlica, las especificidades del Programa em si e inserción del pequeno agricultor en el mercado para con las informaciones y opiniones obtenidas junto a las entrevistas. Fue encontrado que el Programa tiene uma evaluación extremadamente positiva em la ciudad, que este es valorado como contribuyente contra la hambre y proporcionando más variedade para uma mejor nutrición con la ación del banco lo cual proporciona diversificación em los alimentos obtenidos, cada uma de las entidades tiene una forma propia de trabajo com sus alimentos y a proporcionar también la seguridad alimentaria de forma diferente pero que se convierte por ser similar.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade de Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Orientador: Prof. Dr. Dirceu Basso.

Palavras-chave

Desenvolvimento, Programa de aquisição de alimentos, Multifuncionalidade, Desarrollo, Programa de adquisición de alimentos, Multifuncionalidad, Mercado, Mercado, Beneficiários

Citação

VARGAS, Luciane Tavares de. Análise do programa de aquisição de alimentos (PAA) na cidade de Foz do Iguaçu: perspectiva dosbeneficiários consumidores. 69 p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2015.