Cadeira para Sala de Jantar: uma Narrativa Histórica do Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT

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Data

2019-10-02

Autores

Moura, Elmha Coelho Martins

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Editor

HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro.

Descrição

Palavras-chave

Disciplina de Matemática. Disciplina de Desenho. Ensino Industrial. Educação Matemática.

Citação

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