A Estátua Equestre de D. Pedro I e a Educação Matemática nas Escolas de Aprendizes Artífices no Início da República
Resumo
Este artigo apresenta o uso de monumentos arquitetônicos como fonte de pesquisa em História da Educação
Matemática das escolas de aprendizes artífices. A investigação foi realizada sob a perspectiva da História
Cultural, com uso de documentos e literaturas referentes ao monumento Estátua Equestre de D. Pedro I, à
Escola de Aprendizes e Artífices e ao Ensino de Matemática. Tendo como ponto de partida o monumento, foi
realizada uma análise dos contextos histórico, político e social, no período de transição do Brasil Império para o
início da República, inter-relacionado com a educação profissionalizante. Nessa conjuntura, pesquisou-se
algumas circunstâncias da implantação das escolas de aprendizes artífices federais, e buscou-se estudar a
Educação Matemática nessas escolas no período 1909-1926. Esse processo possibilitou discutir aspectos
políticos, culturais, econômicos e suas dissensões, em um determinado tempo e território, para um ensino de
matemática.