Cultura de uma Escola Técnica Portuguesa nos Anos 1950: A Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-11-11

Autores

Matos, José Manuel
Moura, Elmha Coelho Martins

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Educação Teoria & Prática

Resumo

Este artigo tem a finalidade de exemplificar a cultura de escolas técnicas portuguesas na década de 1950, recorrendo ao caso da Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva (EICAS) da vila do Barreiro, em Portugal. Baseamos a investigação no referencial teórico da cultura escolar/culturas escolares. Metodologicamente este trabalho é um estudo histórico documental de caso: a EICAS. Nesse sentido, fizemos uso de documentos recolhidos no arquivo da Escola, nas Bibliotecas da Secretaria-Geral do Ministério da Educação português e na Câmara Municipal do Barreiro bem como de entrevistas. Empregamos a matriz operacional para o estudo da cultura de escola (MOECE), com o propósito de caracterizar a cultura da EICAS. Assim, detectamos marcas distintas e traços fundamentais culturais dessa Escola, no que se refere às categorias: finalidade e missão; normas, valores e crenças; redes sociais; rituais, tradições e cerimônias; histórias e histórias de vidas e identidades. A EICAS assumia-se como uma escola de formação profissional a serviço das necessidades dos empregadores e das aspirações dos jovens da região.

Descrição

Palavras-chave

Culturas Escolares. Ensino Técnico. Historia da Educação., School Cultures. Vocational Teaching. History of Education, Culturas escolares. Educación técnica. Historia de la Educación.

Citação

CAETANO, F. P. Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. O Ensino Técnico Artístico no Porto durante o Estado Novo (1948-1973). Porto: U. Porto Editorial, 2012. CARVALHO, R. História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano (2ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,1996. CASTRO, J. (2016). Cultura de Escola e Cultura da Aula de Matemática: Ensino Elementar. Trabalho de conclusão do curso de doutorado. Universidade Nova de Lisboa, Monte de Caparica, 2016. ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL ALFREDO DA SILVA. Relatório das atividades escolares. Barreiro, ano escolar de 1952-1953, ano escolar de 1953-1954, ano escolar de 1954-1955. Ministério da Educação (ME) Secretaria- Geral, Arquivo Histórico 4, cx. 1. Lisboa: Centro de Documentação e Arquivo do Ministério de Educação e Ciência. JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, 1, p. 9-44. 1995/2001 MATOS, J. M. Estudos de caso de escolas de sucesso. In: J. M. Matos, J. Verdasca, M. Matos, M. E. Costa, M. E. Ferrão e P. Moreira (Eds.) Promoção do sucesso educativo: Projetos de pesquisa (pp. 235-273). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. McCULLOCH, G. Education, History and the Social Sciences. Documentary Research. Londres: Routledge Falmer, 2004. MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS. Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário. Barreiro: Processo no 5, 1958. Lisboa: Centro de Documentação e Arquivo do Ministério de Educação e Ciências. MOURA, E. C. M. O Ensino de Matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978. 2016. Nºf Tese de doutorado, Programa de Pósgraduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2016. RODRIGUES, A., NOVAES, B. W. D. e MATOS, J. M. A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal. Revista Diálogo Educacional, 16(48), p. 381-402, 2016. SEQUEIRA, G. Os cursos técnico-profissionais da EICAS. In: Livro do cinquentenário da Escola Secundária Alfredo da Silva (1947-1997). Barreiro: Escola Secundária Alfredo da Silva, 1997. VIÑAO FRAGO, A. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Mangualde: Edições Pedagogo, 2007.