Secador de plantas medicinais e condimentares com uso do biogás

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Carvalho, Victor Alexrandre Franco de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O biogás como está sendo produzido e consumido no Brasil oferece uma gama de oportunidades para as economias das regiões produtoras de grãos e derivados de leita. No oeste do Paraná há diversos produtores, entre grandes e pequenos produtores, e cooperativas agrícolas que estão se utilizando do biogás para o aproveitamento como créditos de carbono, geração de energia elétrica e secagem de grãos. As plantas medicinais e condimentos são plantadas pelo homem desde o início dos tempos e desde estão vem, através de diversas culturas, acompanhando o homem no tratamento e curas de doenças e enfermidades que a medicina alopática já reconheceu suas qualidades. Considerado por muitos como o gás do futuro, o biogás foi utilizado nesse trabalho para a secagem de folhas do capim limão, uma planta utilizada para chás com propriedade calmante e espamolítica suaves. Esse trabalho resultou na adaptação de um forno, fabricado comercialmente para assados, em um secador com a temperatura controlada e a ventilação adequada para a função de secagem do campim limão a 50ºC por 6 horas de exposição. Para que se pudesse confirmar a viabilidadde do uso do biogás na secagem, foi também utilizado o gás liquefeito de petróleo, GLP, e a eletricidade, formas de energia já utilizadas para a secagem de plantas medicinais e condimentos. Concluise com esses testes que o biogás é apropriado para a secagem de plantas medicinais e condimentares. O custo reduzido do sistema de secagem completo possibilita que pequenos agricultores, que já possuem o biogás como fonte de energia, possam cultivar plantas medicinais e condimentares com a finalidade econômica e aumentar sua renda.

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientador: Profa. Dra. Janine Padilha Botton.

Palavras-chave

Biogás, Secador, Plantas medicinais, Temperatura

Citação

CARVALHO, Victor Alexrandre Franco de. Secador de plantas medicinais e condimentares com uso do biogás. 73 p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.