As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-07-06

Autores

Santos, Écheley Adriane Indreli

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOS

Resumo

A formação inicial de professores ganhou enfoque no cenário das pesquisas do eixo educacional, principalmente pelo avanço das Leis de Diretrizes e Bases da Educação. A busca por um plano estra-tégico que visa formar e qualificar melhor os professores, se consolida através das ações que fazem parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação – PDE, através da elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores, conhecido como Plano Nacional de For-mação dos Professores (MEC, 2020). É partindo destas ações que o Ministério da Educação – MEC, anuncia em 2017 medidas que fomentem a formação nos cursos de licenciatura no Brasil, como é o caso do Programa Residência Pedagógica - PRP. Todavia, as perguntas que permeiam esta pesquisa dizem respeito aos seguintes questionamentos: Como as Políticas de Formação de Professores, atra-vés das atividades propostas pelo Programa Residência Pedagógica, realizadas pelos alunos da tur-ma de Geografia da UNILA, contribuíram para a formação inicial de professores e, sobretudo, de que forma auxiliou na construção de sua identidade docente? Quais foram os impactos que o pro-grama realizou nos colégios estaduais em que esteve implantado? Houve de fato uma aproximação entre escola e universidade? Objetiva-se com essa pesquisa investigar a implantação do Programa Residência Pedagógica no curso de Geografia da UNILA, evidenciando como as políticas voltadas para a formação de professores impactou os discentes de licenciatura da mesma. Em termos de pro-cedimentos primários foram aplicados questionários junto as estudantes da graduação e professores do PRP. E como fontes secundárias foram feitos levantamento em material bibliográfico pertinente a temática. Verificou-se que o programa de residência pedagógica implantado no curso de geografia da UNILA contribuiu qualitativamente para a formação inicial dos futuros professores assim como para reforçar a identidade docente.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.

Palavras-chave

Formação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica.

Citação

SANTOS, ÉCHELEY A. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA DA UNI-LA. 2020. 68 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Geografia Licenciatura – Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território/ILATIT. Foz do Iguaçu, 2020.