APEPÚ: um Território Quilombola no Oeste do Paraná

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Carvalho, Leticia Marroquim

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da territorialidade do quilombo Apepú. Para isso se realizou uma leitura histórica, visitas de campo e pesquisas bibliográficas. Primeiro foi feito um histórico geral do processo de ocupação do espaço no Paraná. A partir disso foi possível entender as especificidades do quilombo em um cenário de avanço da fronteira agrícola sobre o “vazio demográfico” do oeste, o qual provocou a distribuição de terras dando surgimento aos minifúndios. A presença de quilombos no Paraná, segundo dados estatísticos, representa uma das mais baixas do Brasil. Diante disso a pesquisa aponta para a importância dos direitos territoriais quilombolas, amparado pelo art.68 da Constituição Federal de 1988, assim como também, o papel do Estado para a manutenção dos meios para a reprodução social do Apepú, presente na região desde o início do século XX.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.

Palavras-chave

Apepú, Territorialidade, Quilombos, Rural, Paraná

Citação

CARVALHO, Leticia Marroquim. APEPÚ: um Território Quilombola no Oeste do Paraná. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar – Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2014.